SÃO TOMÉ (1602)
O JOVEM BACO (1596-1597)
NARCISO (1596)
A ADVINHA (1594)
TOCADOR DE ALAÚDE (1595-1596)
OS TRAPACEIROS (1594)
Michelangelo
Merisi da Caravaggio nasceu em Milão, no dia 29 de setembro de 1571, e foi o
maior pintor italiano de seu tempo. Aprendeu a pintar com Simone Peterzano e,
sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. De 1592
a 1606, trabalhou em Roma, onde não tardou a destacar-se, não só pelo enfoque
original da obra pictórica, como pela sua vida irregular na qual aconteciam
brigas e episódios que revelavam seu caráter tempestuoso e sua falta de
escrúpulos.
Sobre
Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, queira pela sua vida turbulenta,
queira pelo fato da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao
Renascimento e ao Maneirismo. Sempre buscou, em primeiro lugar, a intensidade
de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam
as figuras e objetos, e através de uma presença física de um vigor
incomparável. Ao evitar qualquer vestígio de idealização e fazer do realismo
sua bandeira, Caravaggio pretendia que nenhum espectador ficasse indiferente
aos seus quadros.
Suas
primeiras criações são fundamentalmente pinturas que combinam figuras humanas
com natureza morta. Um exemplo emblemático desta primeira etapa é O Tocador de
Alaúde, ode um jovem de beleza feminóide e sensual comparte o protagonismo com
frutas, flores e uma série de objetos relacionados à música. Nestas primeiras
obras já fica evidente o emprego estético de Caravaggio do jogo de luzes e
sombras, se bem que o claro e o escuro só serviram como algo para se criar
volumes e profundidades, sem dar à ação efeitos dramáticos, como seria habitual
nas posteriores obras do artista.
A
Ceia em Emaús, uma de suas obras primas, caracterizada por suntuosos tons de
escuro, sombras envolventes e feixes de luz clara que incidem em pontos
determinados, assinala o começo do período de maturidade do artista que se
inclina abertamente pelos temas religiosos. Algumas de suas obras são
rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não
faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom gosto aqueles quadros que o clero
não via com bons olhos.
(1601) |
A
esta época correspondem as grandes obras do artista: os retábulos da capela
Contarelli de San Luigi dei Francesi e da capela de Ceresi de Santa Maria Del
Popolo. A Vocação de São Mateus, o Martírio de São Mateus, a Crucificação de
São Pedro e a Conversão de São Paulo. Estas são obras dominadas por uma intensa
ação dramática, muito estudada desde o ponto de vista da composição e nas quais
se obtêm esplêndidos resultados com grande economia de meios.
Em
1606, Caravaggio matou um homem e foi obrigado a fugir de Roma, onde a extremo
contragosto nunca pôde voltar. Morreu quatro anos depois em uma praia
solitária, assolado pela malária. Nesta ultima época, pintou algumas obras nas
quais seu dramatismo característico deu lugar a uma grande serenidade.
Fonte: INFOESCOLA
Texto: Thais Pacievitch
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