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AS MÃOS DE LÁ E AS MÃOS DE CÁ
(Por Clóvis Campêlo) Enquanto no Brasil Anísio Silva cantava “Quero beijar-te as mãos”,
em Londres, no dia 17 de outubro de 1963, nos estúdios Abbey Road, os Beatles
gravavam “I want to hold your hand” (veja vídeo abaixo). Entre o bolero e o rock, muito mais do que
o Oceano Atlântico.
Anísio Silva
nasceu em Calculé, no interior da Bahia, em 1920. Iniciou a sua carreira
tardiamente, no Rio de Janeiro, aos 32 anos de idade. Gravou o seu primeiro
disco, “Sonhando contigo”, pelo selo Odeon, em 1957. Dois anos depois lançou o
segundo LP, “Anísio Silva Canta Para Você”, onde se destacou a música “Quero
beijar-te as mãos”, de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. Segundo os
estudiosos da MPB, ao longo da sua carreira vendeu mais de dez milhões de
discos. Amigo do presidente Juscelino Kubitschek, Anísio Silva cantou na
inauguração de Brasília, em 1960. Morreu no Rio de Janeiro, aos 68 anos, em
1989.
The Beatles,
talvez ainda hoje o maior nome da indústria fonográfica e do show bussiness
mundial, vendeu muito mais do que isso. Primeiro sucesso dos Beatles nos
Estados Unidos, a música “I Want to Hold Your Hand”, foi por eles tocada no
programa Ed Sullivan Show, em 1964, quando da primeira visita do quarteto ao
país de Tio Sam. Com uma harmonia simples, a música fala sobre uma declaração
de amor. Do mesmo modo que “Quero beijar-te as mãos”.
No entanto,
diferenciam-se pela atitude do galanteador diante do objeto desejado. Enquanto
Silva, fala de “um divinal querer”, “mundo de esplendor” e “maior enlevo”, os
caipiras de Liverpool eram muito mais diretos e incisivos: “diga-me que você me
deixará ser o seu homem”.
Enquanto a
música de Carvalho e Faissal, transfere para um futuro próximo a concretização
do ato (“Será um mundo de esplendor o nosso amor”), Lennon e McCartney já
expressam no colóquio o sentimento do presente realizado (“E quando eu te toco
me sinto feliz por dentro”).
Digamos que
o romantismo expresso na música cantada por Anísio Silva reflete um momento de
indefinições na música popular brasileira anterior à Bossa Nova. Não só no que
tange à forma (um bolero, ou uma guarânia como querem alguns) quanto ao
conteúdo da mensagem: a divinização do amor e da mulher, com a necessidade do
homem provar o seu mérito na conquista (“Se tu me quiseres tanto quanto eu que
vivo para te adorar).
Os rapazes
do pós-calipso vão direto ao assunto: “Quando eu te disser aquelas coisas, eu
quero segurar a tua mão”. Ou seja, eu te toco e eu te tenho. E as guitarras
avisavam: aumenta que isso aí é rock'n'roll!
Mudava o mundo
com a guerra fria, a corrida espacial e outros babados mais, e também mudavam
as relações humanas, com uma nova visão da questão sexual e do direito às
prerrogativas do prazer.
Tudo isso
estava implícito nas letras e nas entrelinhas das canções.
Recife, outubro 2014
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