sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

QUASE HISTÓRIAS: FARPAS

Resultado de imagem para imagens farpas
IMAGEM: ARQUIVO GOOGLE

CENA 1

A conversa tomou rumo constrangedor, para dizer o mínimo.

Do nada, Darci começou a palpitar sobre assuntos que não eram de sua conta e sobre os quais não fora convidado a emitir opinião:

-- João: não me leve a mal, mas acho que você anda acomodado. Olha o seu celular. É do tempo de Noé, o patriarca. Ninguém mais usa uma porcaria dessas, pega até mal sair com um treco desses por aí. Troco o meu duas vezes por ano. Passou da hora de você comprar uma coisinha melhor. Mais: o seu apartamento não é ruim, é até bonzinho, mas a localização é péssima. Para completar, você só freqüenta espeluncas como essa em que estamos. Como é que você vai-se relacionar com pessoas de nível melhor?

-- Darci: quem lhe disse que eu preciso de celular top de linha, de carro novo? Quem lhe contou que eu desgosto do bairro em que moro desde que nasci e do boteco em que tomo minha cerveja nos finais de tarde? Quem lhe disse que tenho interesse em me relacionar, para usar expressão sua, “com pessoas de nível melhor”? Estou preocupado em fazer bem o meu trabalho...

-- É por isso que você não vai pra frente...

-- Darci: quem lhe disse que tenho interesse em levar a vida que você leva, em pagar o preço que você sempre pagou – e paga – só para impressionar os outros? Gosto da vida que levo, do trabalho que faço (não trabalho pouco, ao contrário), gosto da liberdade de que desfruto... Cada um é de um jeito, meu caro. Além do mais, estou velho para mudar e não tenho vontade nem necessidade de mudar. Perdão pela franqueza: foi um desprazer revê-lo após tantos anos. Boa sorte. A despesa fica por minha conta. Tchau.


CENA 2

Aurora estava impossível. Não se cansava de falar sobre as operações plásticas nos seios, nádegas e cara, nem de enaltecer a cor obtida com o bronzeamento artificial. Mas queria também ser reconhecida intelectualmente. Fazia questão de frisar que lia meio livro por ano, há anos!

Janete não deixou por menos:

-- Presto muita atenção no que você diz, Aurora. Você sempre me ensina muita coisa.

-- Querida: obrigado. Deixando a modéstia de lado, já imaginava.

-- Sempre faço o contrário do que você prega. Tem dado certo. (OS)


TALVEZ VOCÊ GOSTE DE LER

 
Sou presa fácil de vendedores. Compro qualquer coisa, pago fortuna pelo imprestável, mas não os deixo a ver jangadas, ainda mais se me fizerem o desfavor de mostrar tudo o que está encalhado na loja. Vou ser honesto: compro mais pela necessidade premente de sair dali que pela consideração que não lhes tenho... Por Orlando Silveira


http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2016/12/quase-historias_9.html#comment-form

2 comentários:

  1. Já tive algumas Darcis na minha vida, e foi sempre um desprazer conhecê-las e prazer enorme me ver livre delas!

    ResponderExcluir
  2. E eu tenho uma Aurora na família.Faço o mesmo,sempre o contrário.Dá certo.

    ResponderExcluir