segunda-feira, 14 de novembro de 2016

POLÍTICA/OPINIÃO: RICARDO NOBLAT

Metrô de Nova York, 1963  (Foto: Jacob Harrisn / AP)
Metrô de Nova York, 1963 (Foto: Jacob Harrisn / AP)



PERDEMOS TODOS

Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza
– e, aqui, mora o perigo.O descolamento da mídia
da realidade, seja por cegueira deliberada ou acidental,
seja por partidarismo ou qualquer outro interesse inconfessável,
não é um fenômeno “Made in The USA”


POR RICARDO NOBLAT
NOBLAT.OGLOBO.GLOBO.COM
14/11/2016 - 03h00


Na noite da última terça-feira, antes do início da apuração dos votos, o “The New York Times”, o jornal de maior prestígio no mundo, conferia a Hillary Clinton 90% de chances de se eleger presidente dos Estados Unidos.

À primeira hora do dia seguinte, as chances dela eram superiores a 60%. Às três horas, segundo o jornal, as chances de Donald Trump de derrotar Hillary batiam a casa dos 90%.

Àquela altura, o preço futuro do dólar em Nova York desabava, assim como o valor das ações negociadas nas bolsas asiáticas. A Globo News já dera como certa a eleição de Trump.

Ainda se passariam mais de duas horas para que a primeira agência de notícias americana, a AP, cravasse o que era fato conhecido aqui e no resto do mundo insone e em sobressalto.

Foi por prudência, cautela, medo de errar que a mídia americana demorou tanto para admitir a vitória de Trump? Não. Foi por resistir a acreditar no que via.

Não brigar com a notícia é uma das lições ensinadas nos bancos escolares a aspirantes a jornalista. Sua Excelência, O Fato, comporta muitas explicações. Ignorá-lo é suicídio. Só O Fato Novo revoga o fato consumado.

A mídia americana, mas não só, assumiu como sua principal tarefa derrotar o misógino, sexista, racista, sonegador de impostos e temerário Trump.

Compreensível que procedesse assim por meio de editoriais e de reportagens de investigação sobre personagem tão perigoso para o futuro do país e do planeta. Um homem asqueroso pelo que diz, fez e fará.

Ela, porém, não se limitou a isso. Elegeu Trump como alvo da mais gigantesca campanha de desconstrução de imagem jamais sofrida por um político em qualquer parte. E cerrou fileiras com a adversária dele.

Foi além: protegeu Hillary o quanto pôde. E fechou os olhos aos sinais que poderiam sugerir um fecho diverso para a eleição que desejava ganhar a ferro e fogo.

Feriu talvez de morte axiomas que a sustentam e legitimam, tais como a busca de isenção e equilíbrio, o principal pilar da sua credibilidade, e a oferta de visões conflitantes.

Incorreu no erro primário, elementar, de confundir o que queria que acontecesse com o que poderia acontecer. Resultado: colheu um desastre de consequências retumbantes, talvez irreparáveis.

A vitória de Trump foi só dele e dos que acreditaram em sua palavra – entre os quais as vítimas da globalização da economia.

Hábil manipulador de emoções, capaz de mentir a rodo, de mexer com os instintos mais primitivos dos eleitores e de prometer o irrealizável, Trump derrotou as pesquisas, o “establishment”, a “inteligência” e os artistas mais famosos. Derrotou a si mesmo.

A derrota da mídia, infelizmente, não foi só dela. Foi também dos que carecem de informações confiáveis para tomar decisões, orientar suas vidas ou apenas sonhar.

Doravante, como essa gente reagirá ao que lhe for oferecido por vozes tidas como autorizadas a antecipar o que está por vir e em apontar o que existe de melhor?

Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza – e, aqui, mora o perigo.

O descolamento da mídia da realidade, seja por cegueira deliberada ou acidental, seja por partidarismo ou qualquer outro interesse inconfessável, não é um fenômeno “Made in The USA”.

Tem a ver com a crise universal do jornalismo, abalado pelo surgimento de novas mídias sem compromisso com a verdade. E só faz mal à democracia e à construção de um mundo menos desigual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário