quarta-feira, 3 de agosto de 2016

ANITA MALFATTI (1/2)


Paisagem de Ouro Preto

Paisagem de Ouro Preto

óleo sobre tela, c.i.d.
64.30 x 79.70 cm


Itanhaém

Itanhaém

ca. 1948 | Anita Malfatti
óleo sobre tela, c.i.d.
72.00 x 92.00 cm
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti


Paisagem dos Pirineus: Cauterets

Paisagem dos Pirineus: Cauterets

óleo sobre tela, c.i.d.
45.80 x 54.80 cm
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti


Porto de Mônaco

Porto de Mônaco

ca. 1925 | Anita Malfatti
óleo sobre tela, c.i.e.
54.00 x 64.50 cm
Coleção Museu de Arte Contemporânea
 da Universidade de São Paulo (SP)
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti



Veneza, Canaleto

Veneza, Canaleto

óleo sobre tela, c.i.d.
52.00 x 63.00 cm
Museu de Arte Brasileira - Faap (São Paulo, SP)
Reprodução fotografica Romulo Fialdini


O Farol de Monhegan

O Farol de Monhegan

óleo sobre tela, c.i.d.
46.50 x 61.00 cm
Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM RJ
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti



O Barco

O Barco

óleo sobre tela
41.00 x 46.00 cm
Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ)
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti

***



Anita Malfatti (1889-1964) foi uma pintora brasileira. Sua polêmica exposição em 1917 foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil. O escritor Monteiro Lobato, crítico de arte do jornal O Estado de São Paulo, publicou um artigo intitulado "Paranoia ou mistificação?". Era uma crítica à mostra expressionista de Anita Malfatti, que serviu de estopim para o Movimento Modernista no Brasil. Algumas de suas obras tornaram-se clássicos da pintura moderna. (Fonte: e-biografias)


Fotos e créditos: enciclopédia Itaú cultural

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