terça-feira, 30 de agosto de 2016

FALA, OTÁVIO


Resultado de imagem para imagem ouvido
GOOGLE



DIGA-ME O QUE OUVE
E EU TE DIREI QUEM ÉS

(Por Otávio Nunes) Você sabia que existem músicas para determinados tipos de pessoas? Não? Explicar-lhe-ei, então. Se o solerte leitor e amigo for daqueles que gostam de curtir a noite, com mulheres, bebidas e outras benesses deste período do dia, quando o sol dá licença à lua, aqui vai uma relação de canções apropriadas Garota de Ipanema (Vinícius e Tom), Águas de março (Tom), Minha namorada (Vinícius e Lyra), Desafinado (Mendonça e Tom).

 Ah! Você é revoltado contra o sistema, sonha com a revolução, é meia-oito desde 1968? Então ponha em sua “vitrola” Disparada (Vandré e Theo), Apesar de você (Chico), Caminhando (Vandré) e Cálice (Chico), Comportamento Geral (Gonzaguinha). No entanto, se for daqueles que não estão nem aí, de bem com a humanidade, sem estresse, zen, numas, então “OUVA” Sem lenço sem documento (Caetano), Divino Maravilhoso (Caetano e Gil), Preta pretinha (Moraes e Galvão) e Como nossos pais (Belchior). 

OTÁVIO NUNES É JORNALISTA


Amigo, você é chegado a um drama, chora até em propaganda de margarina, acompanha novela, gosta de sofrer? Então suas músicas são Nervos de aço (Lupicínio); Domingo no parque (Gil); O ébrio (Celestino); Couro de boi (Teddy Vieira); Ronda (Vanzolini); Menino da porteira (T. Vieira e Luisinho); Pedaço de mim, Bastidores e Sob medida (todas de Chico Buarque).

Uma ovelha me contou que você é religioso e vai à igreja toda semana para expurgar seus pecados. Um ato de extrema nobreza que a cada dia perde adeptos no mundo. Ou será que ganha? Não sei. Só sei que você deve ouvir Aleluia (Handel), Jesus Alegria dos Homens (Bach), Ave Maria (Schubert), Cálix Bento (Milton Nascimento).

Caramba, e para você amigo, que veste fraque, viaja para a Europa e Miami todo mês, família quatrocentona? O que receito? Ora, vou tentar: Sinfonia 40 de Mozart, cantata 156 de Bach, Primavera de Vivaldi, Quinta de Beethoven, Carmina Burana de Orff, La donna è móbile de Verdi. Vai servir ao Exército? Coitado, escute o Bolero de Ravel, todo dia de manhã, para confortar. Se for romântico, não vou sugerir nada, porque pelo menos 90% das músicas no mundo são deste gênero. Agora, se você sofre de insônia, ouça qualquer música de Choppin para piano e durma como recém-nascido. Boa-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário