sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A NOVA MANIA DE ROMUALDO BASTOS


Foto de Gustavo Jansson
da tela de Jorge Chueri

Sempre que Romualdo Bastos entra no bar do Carneiro, os fregueses da espelunca se agitam, querem saber do maior cruzadista da Vila Invernada o que andava fazendo, por que sumira. Naquele sábado, não foi diferente. Para garantir a atenção e aplausos, ele tratou, como sempre faz, de pagar aperitivos para os ouvintes, invariavelmente prontos e sedentos. O sucesso, nessas ocasiões, é certo.

-- Queridos, ando bastante ocupado. Além de desenvolver o estatuto da futura “Escola Romualdo Bastos de Palavras Cruzadas”, eu tenho me dedicado ao estudo de adágios.

-- Que diabo é isso, mestre? – quis saber Toninho Mula.

Romualdo Bastos estufou o peito e fez aquela cara de intelectual de subúrbio:

-- Toninho, caro Toninho: você vai longe, é movido pela curiosidade, e a curiosidade é a mãe do saber. Parabéns. Adágios são ditados, ditos, rifões, máximas. É uma forma de sabedoria popular.

Embalado pelos aplausos, Romualdo Bastos pediu ao Carneiro que servisse mais uma rodada à platéia. E continuou a falação:

-- Antes que nosso querido Toninho Mula me pergunte por que tenho me dedicado aos adágios, me explico: é para ter sempre um conselho a dar aos amigos necessitados. É uma maneira de ajudar quem precisa de apoio, de orientar os desorientados, de dar alento aos carentes.

A comoção interesseira foi geral. Ela só não prosperou por que nosso Velho Marinheiro resolveu dar seu pitaco:

-- Seu Romualdo Bastos, essa coisa de conselho quase nunca tem serventia. De que adianta pedir “calma” ao ansioso? Ora, que servidão tem dizer ao cachaceiro que a uca em excesso faz mal à saúde? Qual a utilidade de alertar o desajuizado de que, sem tino, não se chega a lugar algum? O ansioso precisa de remédio; o borracho, idem. Tolos, como se sabe, não têm cura. Mas, vou contribuir com seus estudos, anote essa: “O professor só aparece quando o aluno está pronto”. Até mais ver. 

(Orlando Silveira – outubro de 2015)


Um comentário: