quarta-feira, 29 de julho de 2015

COISAS DA VIDA



O BAÚ

(Por Violante Pimentel) Ermelindo Souto era um homem bom, amigo de todos, e de boa conversa. Era Vereador numa cidade do interior do Rio Grande do Norte, e já planejava se candidatar a um novo mandato nas próximas eleições. Era inteligente, eloquente, e tinha o dom da oratória. Só tinha um defeito: Não sabia guardar segredo…

Com a maior facilidade, ele passava pra frente qualquer história que alguém lhe contasse, principalmente se lhe fosse pedido sigilo. Era o chamado bocão. Quando lhe reclamavam da sua indiscrição, respondia em cima da bucha: “Quem tiver seus segredos não me conte!…” Dizia abertamente que a sua língua coçava, se alguém lhe contasse alguma coisa e ele guardasse somente para si. Não achava nada demais passar para frente um segredo que o próprio dono não conseguira guardar.

Violante Pimentel
Violante Pimentel é procuradora aposentada
  do Estado do Rio Grande do Norte
 Num certo dia, um eleitor seu, que levava mais chifres do que pano de toureiro, encheu a cara de cachaça e foi procurá-lo, para lhe confidenciar o drama que estava vivendo em casa, diante da traição da esposa. Queria lhe pedir um conselho sobre o caminho que deveria tomar. O homem foi logo dizendo:

- Dr. Ermelindo, eu quero lhe contar um segredo, mas lhe peço que fique somente entre nós dois. Tenho dez anos de casado com Maria, e descobri agora que estou levando chifres. Peço ao senhor para não contar isso a ninguém. Quero que me dê um conselho...

Ermelindo, sentindo-se ferido com a recomendação, reagiu irritado:

- Não precisava me pedir segredo!!! Minha boca é um túmulo…Mas se você é o dono do segredo, quem tem de guardar esse segredo é você!!! Se você não é capaz de guardá-lo, quanto mais eu!!! E quer saber de uma coisa?

Eu não sou baú!…

E a história se espalhou…




Nenhum comentário:

Postar um comentário