quinta-feira, 27 de agosto de 2015

QUASE HISTÓRIAS (LXXX)

INTERNET

AQUELA NÃO ERA MINHA MÃE

Ainda menino, guri pobre e guloso do Brás, ficava sempre apreensivo às vésperas de casamento de parentes ou conhecidos. Não via a hora, claro, de comer salgados, doces e tudo mais que me fosse servido. Também gostava de correr feito besta de um lado para outro do salão, com meus primos, até vomitar na roupinha nova, comprada a prazo. No dia seguinte, o puxão de orelha era certo.

Mas o que me deixava apreensivo não era o castigo físico, que, a bem da verdade, pouco doía. Era a certeza de que mamãe iria à cabeleireira, logo pela manhã do sábado (naquela época só se casava aos sábados). Que depois voltaria com uns rolos imensos na cabeça coberta por um pano qualquer.

O pior viria à tarde, quase na hora da cerimônia. Quando ela entrava em casa, com aquele capacete construído com frascos e mais frascos de laquê, era sempre um baque para mim. Meu pai não se abalava. Às vezes, chegava a lhe dizer: “Está bonita”. Acho que o pai mentia.

Aquela mulher de capacete não era minha mãe. Minha mãe era a que me buscava de cabelos lambidos e vestido ordinário, na porta da escola. Esta eu amava. Desta sinto muita saudades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário