quarta-feira, 18 de março de 2015

SABE PRA ONDE VAMOS?

ohsailorwhydyoudoit.wordpress.com

Não basta ir pra cá ou pra lá. Fazer isso ou aquilo, por mais chique que pareça, também não basta. Tem que alardear, pra não ficar parecendo tonto ante os amigos. Se eles fazem, eu também faço. Se eles já foram, não faz mal, eu também vou. O que eles estão pensando? Se eles podem, eu também posso. É o pensamento reinante. A moça, que conhecia bem a regra do jogo, queria porque queria contar ao mundo, em especial a umas e outras, que faria uma viagem ao exterior – a Paris, exatamente – e que, como de hábito, às vésperas do embarque, ela e o namorado gostavam de jantar ali, naquele restaurante mais caro que bacana, sonho de consumo dos deslumbrados de posse miúda.

Para tanto, nada melhor que usar as redes sociais. Em segundos, a notícia seria do conhecimento de um contingente enorme de pessoas, muito embora seus alvos preferenciais não chegassem a dez – duas ou três colegas de trabalho, um ex-namorado e umas primas de diferentes graus, uma gente cheia de prosa, metida a besta, que gosta de parecer mais do que é. Mas como fazer isso, anunciar o jantar pomposo e a viagem para o estrangeiro, sem parecer caipira?

A moça pensou um bocado, a ponto de seu companheiro de garfo e voo temer pela saúde dos dois neurônios da amada. Ela custou para encontrar uma saída, mas encontrou:

— Amor, bem disse aquele filósofo cujo nome não me recordo: “Quem procura, acha. Achei”. Vou escrever assim: “A comida do REI DA PICANHA é dez. Vale a pena pagar a fortuna que vamos pagar. Mas gosto não tem preço. Amanhã, Rodolfo e eu, viajamos, na primeira classe, para o Velho Oeste, Paris, a Cidade Eterna. Mas o que nos chama a atenção, neste momento, é o casal ao lado. Os dois não param de mandar mensagens via celular. Nem se falam. Parecem dois estranhos. Querem mostrar os aparelhos novos, só pode! Eu acho isso tão feio. Não suporto gente exibida. Quanta cafonice”. Que achou, amor?

– Muito bom. Só tem um probleminha. Se não me engano, a Cidade Eterna é Londres. Estou em dúvida. Melhor tirar. Tira também o Velho Oeste. Deixa só Paris. Manda bala, a mensagem ficou boa, discreta.

(2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário