Maternidade, 1938
(Coleção Particular)
Chapéu Azul, 1922
(Coleção Simão Mendel Guss)
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Academia n° 4, 1922
(Acervo Instituto Moreira Salles)
Carnaval em Madureira, 1924
(Fundação José e Paulina Nemirovsky, SP)
A Gare, 1925
(Coleção Rubens Taufic Schahin, SP)
Romance, de Tarsila do Amaral, 1925
(Casa Guilherme de Almeida,
São Paulo/SP)
Paisagem com Touro, 1925
Coleção Roberto Marinho (Rio de Janeiro, RJ)
Imagens e legendas: Templo Cultural Delfos
Imagens e legendas: Templo Cultural Delfos
Tarsila do Amaral (Capivari,
1º de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973), pintora e
desenhista, foi uma das figuras centrais da primeira fase do movimento
modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928,
inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Em 1922, formou o
"Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald
de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de
Arte Moderna de 1922.
No final da década de 1920, Tarsila criou os
movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila
defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia,
porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos
europeus.
Principais características
de suas obras: (1) uso de cores vivas, (2) influência do cubismo (uso de formas
geométricas), (3) abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
e (4) estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica).
(Fonte: Wikipédia)
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