ILUSTRAÇÃO: DANE D'ANGELI |
NOVA
NOVELA
Existe
sempre um elenco dos sonhos.
Trabalhando
há tanto tempo, conheço a qualidade de cada ator
POR WALCYR
CARRASCO
ÉPOCA
ON-LINE – 09/01/2017 09h00
É
bom iniciar o ano com um novo trabalho. Vou escrever uma novela para a Rede
Globo, no horário das 21 horas. Há uma grande curiosidade em torno do processo
de criação de uma novela. Jornalistas e mesmo pessoas comuns querem saber sobre
meu processo de criação. Como se fosse técnico. Tipo: o que farei para garantir a audiência? Rezarei,
talvez. Análises pertencem ao departamento de pesquisa e marketing. Claro que,
se uma novela não vai bem, a pesquisa apresenta a opinião do público em um raio
X. Mas atua como um estímulo para a criação. Não apresenta soluções
definitivas. O autor deve encontrá-las. Também é preciso saber interpretar os
dados. Se uma personagem é odiada pelo público, mas é vilã, isso significa que
está dando certo.
Acredito
que existem técnicas para alicerçar a imaginação e até já dei palestras sobre
isso. Mas qual é o momento mágico, em que a ideia principal surge na minha
cabeça, é outra pergunta a que não sei responder:
–
Como você cria uma história?
–
Eu não crio. Nasce.
Quando
surgiu a oportunidade de escrever essa novela, topei. A ideia veio logo, sou
rápido de ideias. Aposto agora que você está doidinho para saber a história
principal. Não conto. Quando termino um livro ou uma sinopse de novela, hesito
em entregar os originais. Tenho ciúme. Escondo uns dias. Há uma explicação
psicológica. O autor tem necessidade de contar sua história. Mas, se conta
verbalmente, ocorre um processo cerebral esquisito. Some a necessidade de
escrevê-la. No inconsciente, o autor sente que a história já foi contada. A
necessidade íntima de expressão expirou. Portanto, vai aí um conselho para quem
quer escrever: nunca conte. Escreva. Só depois de concluída você pode contar.
Escrever
uma novela é complicado. O primeiro passo é a sinopse, com o resumo da trama. É
preciso uma descrição dos personagens. E também dos cenários, cidades
cenográficas, locações e eventuais viagens. Isso é estratégico. É pelo número de personagens e da implantação da
novela que será feito o cálculo do orçamento. Se eu errar nesse momento, depois
fica muito, muito difícil. Tipo: a casa da personagem tem sala, quarto? Mas tem
cozinha também? Cada um desses cenários implica um custo. Se eu me distrair ou
errar, uma personagem importante acaba sem sala na casa!
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Muita
gente me pergunta se penso nos atores ao criar os personagens. Claro que sim!
Existe sempre um elenco dos sonhos. Trabalhando há tanto tempo na área, eu
conheço a qualidade de cada ator. E também gosto de desafios. Escalar alguém
que sempre fez um herói para o papel de vilão. A Marieta Severo, por exemplo,
depois de 14 anos fazendo Dona Nenê na Grande família, mergulhou na Fanny de Verdades Secretas. Deixou a maternal
para a cínica, e todos adoramos a virada. Um grande ator tem muitas possibilidades,
e isso que é bom. Mas toda novela tem um elenco menos conhecido ou
principiante. Aí, sim, é a hora do teste. Recebo centenas de pedidos,
perguntando quando a TV fará testes. Nenhuma televisão faz testes abertos, já
pensaram a loucura que seria? Mas a partir do tipo físico do personagem, idade.
Se eu escrevi um gordo, não serão testados magros. Mas como, afinal, um ator
principiante é selecionado para um teste?
As
grandes emissoras de TV têm um departamento artístico. O ator já profissional
se cadastra. Toda novela possui um produtor de elenco, que faz a pré-seleção
dos cadastros. E chama para os testes, que serão avaliados pelo autor e
diretor. Há casos, sim, surpreendentes. Para Verdades Secretas, precisávamos de uma atriz com corpo de modelo,
maior de idade, mas aparência muito jovem. A produtora de elenco, Bruna,
procurou nas agências. Desde o primeiro instante em que vi o teste de Camila
Queiroz eu sabia: encontrara a atriz! Camila morava em Nova York, onde
trabalhava como modelo. Deixou tudo para o papel de Angel. Fez sucesso, depois
já arrasou como Mafalda de Eta mundo bom
e agora vai protagonizar uma novela. Casos assim acontecem. Mas são raríssimos.
A regra é ser profissional, fazer peças de teatro, filmes, ser visto. Os
produtores de elenco costumam assistir a tudo que é possível. Depois, o ator
tem de arrasar no teste.
Assim,
estou com uma nova novela! Arredondando a sinopse, vendo se não esqueci nenhuma
sala ou quarto. Depois, vêm os testes. Mais tarde as gravações. São cerca de 30
páginas por dia. Assustaram?
Pode
cansar, sim. Mas é assim que encontro o prazer de viver.
(*) PARA ENTRAR EM CONTATO COM O ILUSTRADOR
DANE D'ANGELI: contato@usearte.com.br
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