terça-feira, 7 de julho de 2015

VIA “INDEVIDA”







-- Ananias, você sofre tanto porque é besta, já lhe falei isso várias vezes. Mas você insiste em dar ouvidos para o que lhe dizem. O que os outros pensam não interessa. Afinal, pagam suas contas, deitam na cama com você?

-- Sabe o que é, Velho Marinheiro? Há coisas que magoam. Só porque nunca entrevistei Fidel Castro nem Lula, só porque nunca viajei para o exterior, só porque não conheço o Brasil de cabo a rabo, duvidam de minha capacidade profissional, me perguntam onde comprei meu diploma – desabafava Ananias, jornalista em fim de carreira, vivendo de bicos. Ontem mesmo, escrevi a madrugada inteira, trabalhei feito mouro, conclui o trabalho e vim tomar uma no bar do Carneiro. Eram dez horas. Estava sossegado, quieto no meu canto, chegou um sujeito que nem conheço e me perguntou de chofre: “Beber tão cedo não faz mal?” Tentei explicar que....

-- Está errado, homem. Não tem que explicar nada. Deveria ter dito, em tom de provocação: “Beber sempre faz mal”.

-- E ele me perguntaria: “Então, por que bebe?” – tentou argumentar Ananias.

-- E você responderia ao enxerido: “Por hábito, vício, sei lá. Pelas mesmas razões que o levam a sentir prazer pela via indevida” – arrematou o Lobo do Mar. Vamos tomar uma e mudar de assunto. Esse já deu o que tinha que dar. (janeiro de 2014)
  





   

2 comentários:

  1. Fujo de gente desse tipo de gente que gosta de "assuntar" a vida do outro. Aí sim, perco um um pouco da minha pouca razoabilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada qual resolvesse seus problemas... que maravilha seria viver, não é? É sempre um prazer tê-la por perto.

      Excluir