quarta-feira, 13 de setembro de 2017

CRÔNICA: WALCYR CARRASCO

Resultado de imagem para imagens rogéria

 DIVINA DIVA

Pedi para tocar seus seios. Rogéria disse que sim.
Eu era quase um moleque

Por Walcyr Carrasco
Época Digital
12/09/2017 - 08h01

Eu era menino, morava em Marília, interior de São Paulo. Meu pai me levava quase diariamente ao cinema. Era aquele tipo de cineminha antigo, que exibia duas ou três produções diferentes por dia. Certa vez, na saída da última sessão, vi um cartaz: Les girls. Era um espetáculo que se apresentaria dali a alguns dias. Mas que espetáculo? Ninguém na família queria explicar. Só que eu não ia. De acordo com mamãe, por ser muito tarde – começava às 11 horas da noite e eu tinha escola de manhã. Meu pai também não quis falar mais a respeito. As explicações teriam ficado por aí se o assunto não movimentasse a cidade. Logo descobri que era um show de homens vestidos de mulheres. Por que tanto segredo? Era teatro? Não exatamente. Eram homens transformados em mulheres. Mais difícil ainda de entender, como era possível tal transformação? O show veio, causou escândalo e partiu, para sua turnê em cidadezinhas do interior, apresentando-se, como em Marília, até em cinemas. Afinal, o único teatro que havia, então, na cidade era sediado no colégio das freiras. Até hoje imagino os pais de família locais esgueirando-se para assistir, de olhos arregalados, aos travestis. Entre eles Rogéria, que partiu tão recentemente. Eles? Elas? No caso eu prefiro ele, porque é assim que Rogéria/Astolfo preferia. Nunca negou ser um homem, dizia que Rogéria foi moldada no corpo de Astolfo.

A simples passagem do show nos trouxe um outro nível de informação. Meus amigos e eu simplesmente não sabíamos que a existência de travestis era possível. Tanta falta de informação parece estranha do ponto de vista de hoje, num mundo onde se defendem os direitos dos transexuais. E onde um personagem transexual brilha na novela das 9, a Força do querer, de Gloria Perez. Mais tarde, quando me mudei para São Paulo, aos 15 anos, li muitas reportagens sobre Rogéria. Via suas fotos glamourosas. Mesmo não sendo política, e muito menos ativista, Rogéria promoveu o debate sobre sexualidade. Só pelo fato de existir. Confesso, eu era bobo.

Não conseguia entender como quem nasceu com um corpo masculino consegue moldar o próprio a ponto de se tornar uma mulher, e que exagero de mulher! Bonita! Durante a ditadura militar, as revistas de nus femininos eram proibidas de, nas capas, mostrar dois seios de mulher. Como se um só fosse menos subversivo que dois (vai entender quem fez essa lei). Entretanto, travestis como Rogéria faziam seus shows e fugiam da polícia. No filme Divinas divas, de Leandra Leal, elas falam de sua luta, feita de pequenos grandes enfrentamentos. Rogéria tinha o apoio da mãe desde que, aos 14 anos, começou a se vestir de mulher. Era muito. Até hoje há travestis que são expulsos de casa e vivem toda uma saga para existir.

Resultado de imagem para imagens rogéria

Uma noite, faz muito tempo, fui convidado para jantar na casa de um amigo. Éramos seis ou sete pessoas, entre elas uma atriz famosa na época. Eis que surge, para minha surpresa, Rogéria. Tratada como convidada de honra. Isso faz bem mais de 30 anos. Ao vivo, Rogéria era mais glamourosa que nas revistas! Usava decote. Todos tentamos agir com a máxima naturalidade. Seria mal-educado demonstrar curiosidade, e portanto a ignoramos. De repente percebi que fingíamos que ela não estava lá, conversávamos amenidades, falávamos sobre teatro e televisão. Um fiasco. Porque na verdade queríamos saber tudo sobre ela. Não podíamos ignorar sua presença! Mas seria mal-educado fazer perguntas diretas?

Bem, eu sou mal-educado.

Então perguntei como tinha aqueles seios.

Respondeu que eram hormônios e silicone. Hoje, garotas saindo da adolescência já botam silicone. Era muito menos comum, na época. Havia vários métodos para aumentar peitos, inclusive a colocação de bolsas com uma solução salina. O problema era que bastava um gesto descuidado e pronto: a bolsa furava e o seio murchava. Aconteceu, sim. No caso,  eu tinha uma curiosidade bem mais técnica. Pedi.

– Posso tocar seus seios?

Rogéria, generosamente, entendeu minha dúvida. Eu era quase um moleque. Sorriu. Disse que sim. Com cuidado e delicadeza, eu apertei seus seios. Tecnicamente. Senti seu peito. Há, sim, uma diferença no toque quando o silicone entra na jogada. Agradeci. A conversa descontraiu-se, o jantar correu animado. Minha curiosidade foi satisfeita.


Ela me deu seu telefone. Ficamos de nos falar. Nunca liguei. Lamento. Era uma grande pessoa para conhecer. Mesmo assim, me ajudou a olhar a vida sem preconceito.

***

LEIA TAMBÉM

DE PAI PRA FILHO: Depois de certa idade, mulher vira destilado. 
Deve ser apreciada com moderação. 
Veja mais em "Rapidíssimas". No blog. (OS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário