terça-feira, 12 de setembro de 2017

CHÁ DAS CINCO: ARIANO SUASSUNA


Divulgação


Tenho duas armas para lutar contra o desespero,
a tristeza e até a morte:
o riso a cavalo e o galope do sonho.
É com isso que enfrento essa dura
e fascinante tarefa de viver.

***

Eu digo sempre que das três virtudes teologais chamadas,
eu sou fraco na fé e fraco na qualidade,
só me resta a esperança.
Eu sou o homem da esperança.

***

Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo,
eles acabam indo embora de nossas vidas.

***

O otimista é um tolo. O pessimista, um chato.
Bom mesmo é ser um realista esperançoso.

***

Cumpriu sua sentença.
Encontrou-se com o único mal irremediável,
aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra,
aquele fato sem explicação que iguala tudo
o que é vivo num só rebanho de condenados,
porque tudo o que é vivo, morre.
(Em O Auto da Compadecida)

***

A massificação procura baixar a qualidade artística
para a altura do gosto médio.
Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto...
Nunca vi um gênio com gosto médio.

***

Arte pra mim não é produto de mercado.
Podem me chamar de romântico.
Arte pra mim é missão, vocação e festa.




Ariano Vilar Suassuna (16/06/1927, João Pessoa, Paraíba – 23/07/2014, Recife, Pernambuco) foi dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor. Na década de 70, fundou o Movimento Armorial, que tinha como objetivo utilizar a cultura popular para formar uma arte erudita. Suas peças mais conhecidas são “Auto da compadecida”, de 1957, e “O Santo e a Porca”, de 1964. Na Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira número 32, cujo patrono é Araújo Porto Alegre.




2 comentários:

  1. Republico, às 15h30, no blog: www.robsonsampaio.com.br. A coluna Cidades Online, no sábado e, no domingo e na 2ª.-feira, Teatro da Vida/Causos – Frases – Poesias e notícias. Divulguem e mandem notas e denúncias para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.

    ResponderExcluir
  2. Adoro tudo de Ariano Suassuna

    ResponderExcluir