sexta-feira, 10 de junho de 2016

OUTRAS LEITURAS: NIETZSCHE

Nietzsche (1844 – 1900) foi filólogo, filósofo, 

crítico cultural,poeta e compositor alemão do século XIX.



Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, 
para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. 
Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, 
e semideuses que se oferecerão para levar-te 
além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; 
tu te hipotecarias e te perderias.
 Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. 
Onde leva? Não perguntes, segue-o!

***

Devemos compreender que a verdade, por pretender ser verdadeira, 
não passa de ilusão ou mentira.

***
Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me
oferecer verdadeira companhia
.

***

O inimigo mais perigoso que você poderá
 encontrar será sempre você mesmo.

***

Há sempre alguma loucura no amor. 
Mas há também sempre alguma razão na loucura.

(FONTE: PENSADOR UOL)



(publicado originalmente em 15/04/2014)




2 comentários:

  1. Diálogo poético com Nietzsche

    Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
    Friedrich Nietzsche

    Diálogo poético com Nietzsche
    Herculano Alencar

    Quando subi nos ombros do poeta
    a terra pareceu-me uma aldeia:
    insignificante grão de areia
    no meio de uma abóbada deserta.

    Ouvi, qual o cantar de uma sereia,
    o murmurar febril da poesia
    planger, na mais perfeita sintonia,
    o verso que correu em minha veia.

    E eu voei tão alto aquele dia,
    que meu olhar humano já não via,
    pois me tornei menor que o grão de areia.

    Quando desci dos ombros do poeta,
    a terra estava ainda mais deserta
    mas minha alma, enfim, estava cheia.

    ResponderExcluir