terça-feira, 6 de outubro de 2015

GLÓRIA BRAGA HORTA

Imagem inline 1

PRIMAVERA

Ipês de Brasília:
Flores de diversas cores...
Quanta maravilha!

Algumas considerações sobre o haicai:
O haicai, de origem japonesa, e mais  conhecido entre os japoneses e em muitos países como haiku, é um pequeno poema popular constituído  de 17 sílabas, divididas em três versos de 5,7,5 sílabas.  Por ser um estilo popular, sua linguagem deve ser simples.

O poeta japonês Matsuo Bashô (1644-94) é considerado o principal divulgador do haicai. Filho de samurai, renunciou à sua classe social para tornar-se monge. Seus haicais são ligados à natureza, e transmitem humildade e simplicidade da vida.

No Brasil, o haicai desembarcou em princípios do século XX, e foi celebrizado pelo poeta Guilherme de Almeida, que conta atualmente com inúmeros seguidores.  Em 1937, publica o artigo "Os Meus Haicais", com suas ideias do que  seria o haicai em português: um terceto com 5-7-5 sílabas, dotado de título, sendo que o primeiro verso rima com o terceiro, além de contar com uma rima interna no segundo verso, entre a segunda e a sétima sílabas.


Glória Braga Horta nasceu em Mutum-MG. 
É jornalista, poeta e cronista.
Dedica-se também à música popular (canto e teclado)
e às artes plásticas


PESCARIA

Cochilo. Na linha
eu ponho a isca de um sonho.
Pesco uma estrelinha."
(Guilherme de Almeida)

Vários poetas, mesmo os mais famosos, não seguem a mesma regra de Guilherme de Almeida. Seus haicais são livres, sem a preocupação com número de sílabas ou de rimas, mas com a beleza e o desenvolvimento do tema:

Não tenho dinheiro no banco
 porém ,
meu jardim está cheio de rosas.
(Carlos Drummond de Andrade)

abrindo um antigo caderno
foi que eu descobri
antigamente eu era eterno
 (Paulo Leminski)





Nenhum comentário:

Postar um comentário