quarta-feira, 24 de junho de 2015

COISAS DA VIDA

A LAVADEIRA

criacaojornalistica.blogspot.com


(Por Violante Pimentel) Luzimar era a lavadeira de Dona Júlia, minha avó paterna, que morava em Nova-Cruz (RN). Certa vez, a mulher apareceu triste, com cara de sofrimento, e disse à minha avó que estava com sério problema de hemorroida, sentindo muitas dores no ânus, e sangrando. Há dias estava com esse incômodo, mas teve acanhamento de dizer. Como o problema se agravou, não dava mais para esconder. Nesse dia, ela foi somente buscar a trouxa de roupa, mas quem iria lavar a roupa no rio, seria a sua irmã Zefa. Luzimar pegou a trouxa de roupa usada, colocou na cabeça, e voltou para casa. Não era cavilação da lavadeira. O problema era sério. 

Durante três semanas, Luzimar passou a lavagem de roupa para sua irmã, e desapareceu da casa de Dona Júlia. No mês seguinte, a lavadeira voltou a ir pegar a roupa para lavar e Dona Júlia, pelo seu semblante, percebeu que a moça não estava mais doente. As queixas sumiram e o seu abatimento também. Luzimar não se referiu mais às dores no ânus, nem ao sangramento.

Violante Pimentel
iolante Pimentel é procuradora aposentada
  do Estado do Rio Grande do Norte
Dias depois, Dona Júlia não resistiu à curiosidade e perguntou:

-- Luzimar, você melhorou do problema da hemorroida?

Satisfeita, a moça respondeu:

-- Fiquei completamente boa, Dona Júlia! Não precisei nem ir ao Posto de Saúde me consultar...

Dona Júlia, que se interessava muito pela flora medicinal, perguntou:

-- Ficou boa com quê? Com Jucá ou Jatobá?

E a lavadeira respondeu:

-- Fiquei boa com detefon, Dona Júlia! Fiz uma promessa a Santa Cunegunda de Luxemburgo, uma santa desconhecida, que eu vi numa revista velha que eu tirei do lixo de uma casa rica, e  sonhei com uma lata de detefon... Minha vizinha tinha uma latinha em casa e foi quem colocou em mim. Usei somente três vezes! Foi um santo remédio!!! Não sinto mais dores, nem tive mais sangramento...

Dona Júlia, apesar de católica, nunca tinha ouvido falar no nome dessa Santa. Achou muito estranho, mas como o importante é a fé, respeitou o milagre do detefon, e da Santa Cunegunda de Luxemburgo.

Dona Júlia saiu da cozinha resmungando, e falando sozinha:

-- Estou com setenta e cinco anos e nunca, na minha vida, ouvi dizer que detefon curasse hemorroida, nem nunca ouvi falar nessa tal de Santa Cunegunda de Luxemburgo...Só em Nova-Cruz mesmo!!!

Como a fé remove montanhas, a lavadeira Luzimar depositou sua fé no detefon, e se sentiu curada!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário