terça-feira, 19 de maio de 2015

QUASE HISTÓRIAS (XX)

echacara.blog.uol.com.br

LIÇÕES DE MORAL

Gosta de ouvir a própria voz. E como gosta! Gosta mais ainda que os outros saibam de suas certezas absolutas e de seu coração "generoso":

-- Dinheiro para pedinte eu não dou. Se o sujeito quer comer um pão com manteiga, eu pago. Se quiser comer uma coxinha, pago. Pago até picolé de frutas. Mas ele tem que comer e chupar na minha frente. Agora, dinheiro para pinga? Sem chances. Não dou mesmo.

O que nosso humanitário ignora é que o pedinte não consegue engolir o pão com manteiga, muito menos a coxinha, e que picolé de frutas lhe provoca os piores enjoos.

Lições de moral não aliviam a fissura dos fissurados. Nem recuperam quem já não tem mais nada a perder.


DESSINTONIA

Nunca foi homem de farra, nunca teve muitos amigos. Gostava mesmo era de ler e reler seus muitos livros – e de fazer planos, ainda que não tivesse condições de colocá-los em prática. Sempre foi uma pessoa afável, mas sem tempo para, como se diz, jogar conversa fora. 

-- Por que o senhor não desce e vai conversar com outras pessoas lá embaixo, no jardim do prédio? Fica tão só... – era o que todos lhe perguntavam.

E ele sempre dizia:

-- Não tenho nada contra ninguém, não. Tenho uma relação cordial com todos os que moram no prédio. Também não me sinto melhor ou pior que fulano ou beltrano. Mas o que tenho para lhes falar não é do interesse deles. A recíproca é verdadeira. Além do mais, a vida é curta. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário