terça-feira, 19 de maio de 2015

CHÁ DAS CINCO: GERALDO CARNEIRO (1/3)

www.istoe.com.br

aquarela dela

quem é minha saúde, minha rosa
meu jajá, meu quindim, minha overdose
quem é minha verdade, meu caô
meu tamborim, meu surdo e agogô
meu Che, meu Fidel Castro, meu palanque
meu ângelus, meu caos, meu baile funk
quem é minha orixá, minha maçã
minha odalisca de Cubanacan
quem é a minha, a minha foice
a minha Capitu, meu James Joyce
quem é minha iaiá e meu ioiô
minha Naomi Campbell de maiô
quem é minha nação iorubá
meu samba, rock'n'roll e chachachá
quem é a minha flor, a minha ave
a minha idolatrada salve, salve?
(Deus pode até ter cometido enganos,
mas em você acertou todos os planos)



www.filipipa.org


recado no avião

busco em você o sol do meu sistema
eu circulando sempre ao seu redor.
busco em você o bem e o mal de amor
o sonho o carnaval e a dor maior

não sei em que sessão, em que cinema
você nasceu do mar como sereia,
desde que encarnação você passeia
na Ipanema da imaginação

só sei que é cedo sempre que te vejo
e acendo o sol de que o desejo é feito
e fico aqui pairando e percebendo
que até agora o mundo era imperfeito



Poeta, letrista, escritor, roteirista e teatrólogo, Geraldo Carneiro nasceu em Belo Horizonte em 11 de junho de 1952. Aos três anos de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro.

É autor dos seguintes livros, entre outros: "Na busca do sete-estrelo" (Ópera de cordel) (Coleção Frenesi - Mapa Editora, 1974), "Verão vagabundo" (Editora Achiamê, 1980), "Vinicius de Moraes: A fala da paixão" (Brasiliense, 1984), "Piquenique em Xanadu" (Espaço & Tempo, 1988), contemplado com o Prêmio Lei Sarney, "Pandemônio" (Arte Editora, 1993), "Folias metafísicas" (Editora Relume-Dumará, 1995), "Leblon: a crônica dos anos loucos" (Rioarte/Relume-Dumará, 1996).

Traduziu alguns sonetos de William Shakespeare, publicados na coletânea "Sonhos da insônia" (Impressões do Brasil, 1997), editada em parceria com Carlito Azevedo. Escreveu artigos, poemas e ensaios para diversas publicações brasileiras.


(FONTE: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário