terça-feira, 17 de novembro de 2015

O VELHO MARINHEIRO E A REPÓRTER


-- Puta que pariu! Não me faltava mais nada, Ananias. Veja quem chegou: a menina do jornal. Ela vem me torrar a paciência. Quer apostar?

Não deu outra.

-- Como vai, Velho Marinheiro?

-- Muito bem, obrigado. O que manda?

-- Meu editor pediu uma entrevista com o senhor.

-- Qual é o tema dessa vez?

-- Os sete pecados capitais. Queremos sua opinião sobre eles.

-- Puta que pariu! Hoje, o dia promete. Com tanto assunto importante para tratar – inflação, desemprego, atentados terroristas, o silicone que Deolinda colocou nos peitos –, vocês me trazem uma pauta dessas. Francamente. É por isso que a Gazeta de Vila Invernada não vai pra frente.

-- Estamos preparando uma edição especial, por conta do aniversário do padre Zezinho.

-- O padre faz aniversário, mas quem se ferra sou eu. Nem me lembro quais são os ditos cujos – resmungou nosso Lobo do Mar, já à caça do bicho de pé que ele nunca teve.

-- Eu tenho a lista. Pode pegar.

O Velho Marinheiro pediu ao Carneiro um aperitivo e uma cerveja.

-- Vamos lá, minha filha. Vou lhe dar um depoimento. Está com o gravador ligado?

-- Sim.

-- Estou numa idade em que ainda se peca muito, mas só por palavras e pensamentos. O que é uma lástima. Melhor pecar por ações. Avarento eu nunca fui. Tenho bronca de gente que se engalfinha por qualquer moeda. Gula? Desse mal nunca padeci. Por isso, sempre fui magro. Quanto à luxúria, não vou me manifestar. Você ainda não tem idade para ouvir certas coisas. Não tolero a soberba. Quando me deparo com um arrogante, ponho o sujeito para correr. A preguiça é uma praga, é o que mais se vê por aí. Molengas são inservíveis. Também não suporto invejosos. É uma gente que não quer ter nada, não teme perder nada, mas não quer que os outros tenham. Uns canalhas. Tudo bem?

-- Muito obrigado, Velho Marinheiro. Mas ficou faltando um pecado: a ira.

-- Eu sei. Só que sobre a ira não vou me manifestar. Prefiro mostrá-la ao seu editor, se ele lhe mandar aqui de novo com pautas bestas como essa. Tome um guaraná, preciso terminar a conversa com meu amigo Ananias. Até. (OS)

4 comentários:

  1. Mano Orlando, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir
  2. Mano Orlando, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir