quarta-feira, 14 de outubro de 2015

COISAS DA VIDA

essemundoenosso.com.br

VIAGEM COMPLICADA

(Por Violante Pimentel) Década de 60. Um ônibus, com toalete a bordo, fazia a linha Nova-Cruz/Natal e Natal/Nova-Cruz. Pertencia à extinta Empresa Rio-Grandense.

Dona Dalva, conhecida comerciante da cidade, viajava para Natal, para visitar as filhas que ali estudavam. A mulher havia almoçado um cozido, com pirão, e todos os legumes a que tinha direito, inclusive repolho e jerimum. Meia hora depois, já estava no ônibus, num calor insuportável, e sujeita aos solavancos, na péssima estrada de barro. Nessa época, no interior do Nordeste, estrada asfaltada era utopia.

Dona Dalva tentava cochilar, mas não conseguia. Muito religiosa, tirou um terço da bolsa e começou a rezar baixinho, pedindo proteção a Deus, e procurando, assim, amenizar a enfadonha viagem.

O percurso, que hoje, com a estrada asfaltada, é feito em pouco mais de uma hora, durava cinco longas horas. Dona Dalva, com o terço na mão, sentiu, de repente, uma grande indisposição intestinal. Procurou retardar, na medida do possível, sua ida ao minúsculo e desconfortável “toalete”. Mas chegou o momento em que teve que correr para lá, antes que ocorresse uma “tragédia”.

A mulher sofreu um impacto, ao perceber que ali não havia papel higiênico. Não desejava aquela aflição à sua pior inimiga. Dona Dalva entreabriu a portinhola do “toalete” e chamou até lá uma mocinha, Lúcia, que viajava ao lado da avó, Dona Gertrudes. Desesperada, Dona Dalva lhe pediu, cochichando, que conseguisse com a sua avó um pedaço de papel, de qualquer tipo, e lhe trouxesse ali. Lúcia, que era ligeiramente “especial”, ao ouvir a resposta da avó de que não tinha nenhum papel, entrou em “parafuso” e gritou na frente dos passageiros:

- Alguém aí, pela caridade, arranje um “papezinho” pra Dona Dalva “se alimpá”!!!!!!

O reboliço dentro do ônibus foi grande, até que um cristão “salvou a pátria” e Dona Dalva recebeu o bendito papel. Tendo ouvido tudo, a comerciante ficou sem coragem de sair do “toalete”, até o final da viagem...


Violante Pimentel
Violante Pimentel
 é procuradora aposentada
  do Estado do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário