quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

MAFALDA: 50 ANOS (1/2)


locomundodo japa.blogspot.com


CINQUENTA ANOS DE MAFALDA

Depois de passar por Argentina, México, Chile e Costa Rica, é a vez do Brasil receber a exposição "O Mundo Segundo Mafalda", que presenteia o público com todo o universo da personagem mais querida de seu criador, o cartunista argentino Quino.

A exposição aterrissa em São Paulo, na Praça das Artes, em comemoração aos seus 50 anos. A mostra pode ser visitada de 17 de dezembro a 28 de fevereiro de 2015, diariamente, das 9h às 20h. Desenhos originais, reproduções de cenários, vídeos e fotografias integram "O Mundo Segundo Mafalda", que faz parte do Circuito SP, da Secretaria Municipal de Cultura, programa que incentiva a cultura na cidade e oferece diversas atrações com entrada Catraca Livre.

Criada por Quino em 1964, Mafalda é uma garotinha de 6 anos, que, apesar da pouca idade, tem uma visão humanista da vida e questiona diversos valores impostos pela sociedade. Mesmo depois de 50 anos, a personagem possui uma legião de fãs por todo o mundo e serve como referência para reflexões atemporais, que se encaixam tanto para a época em que foi criada até os dias de hoje. (Fonte: Catraca Livre)













UMA MENINA QUESTIONANDO O MUNDO

A obra mais famosa de Quino é a tira cômica Mafalda, publicada entre os anos 1964 e 1973. Editada em tiras nos jornais, Mafalda questionava todos os problemas políticos, de gênero, e até científicos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, refletia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo com a progressiva mudança dos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no cotidiano.

Um bom exemplo é a tira onde Mafalda ouve no rádio:

"O Papa fez um chamado à paz"

E, com sua ingenuidade infantil, responde ao aparelho:

"E deu ocupado como sempre, não é?"

Apesar de ter sido interrompida ainda no começo dos anos 1970, Mafalda possui uma legião de fãs, e o trabalho de Quino ainda tem reconhecimento internacional, como um dos maiores cartunistas do mundo. Quino criou vários personagens, mas a personagem mais famosa é Mafalda, uma menina de quase 8 anos que odeia sopa. (Fonte: Wikipédia)







Nenhum comentário:

Postar um comentário