terça-feira, 17 de março de 2015

MAGUILA

www.blogpajeudagente.com


Não conheço Jorge Macedo pessoalmente (nos falamos muito pelo FB), mas tenho por ele grande carinho. É do tipo sempre disposto a ajudar, jamais deixa de incentivar as pessoas. Sou prova disso. Foi por meio dele, por exemplo, que passei a colaborar semanalmente, há quase dois anos, com o Jornal da Besta Fubana, site editado pelo igualmente pernambucano Luiz Berto, escritor e agitador cultural da melhor qualidade.

Numa de suas postagens, Jorge traz um vídeo emocionante (veja link no rodapé) sobre Maguila. Reportagem de Geraldo Luiz, da TV Record, nos revela a precariedade de seu estado de saúde. Vítima do Mal de Alzheimer e demência pugilística, Maguila está internado em um hospital há nove meses. É triste vê-lo assim. Emociona ouvi-lo dizer com voz fraca e incerta, com os olhos vagos, que jamais deixará “de lutar” pela vida.

www.bemparana.com.br

Estive com Maguila uma única vez, na Assembléia Legislativa de São Paulo. O PTB estava numa campanha frenética para filiar novas pessoas. Ele estava lá para conversar com Campos Machado, líder da bancada. O partido tinha interesse em lançá-lo candidato a vereador. E eu lá estava porque o cunhado caçula também queria sair candidato, mas por Santa Branca, um minúsculo município paulista situado no Vale do Paraíba.

Ficamos os três – Maguila, meu cunhado e eu – conversando na sala do chefe de gabinete, que não dava conta de atender as pessoas que entravam e saiam da sala do deputado. Duas passagens me marcaram:

1ª) Quando soube que eu havia trabalhado como assessor de imprensa na Câmara Municipal, Maguila quis saber como as coisas funcionavam. Lá pelas tantas, ele me sai com esta: “Se for eleito, não vou fazer como o Éder Jofre (que era vereador), não vou contratar nenhum irmão meu. Já sou burro, eles são mais burros que eu. Não vou lá para fazer papelão.”

2ª) Nesse meio tempo, um funcionário da lanchonete deixou um lanche e um copo de suco sobre a mesa do chefe de gabinete, que continuava correndo de um lado para outro. Eram seis da tarde. O rapaz ainda não tinha almoçado. Mas a fome bateu em Maguila. Sem qualquer cerimônia, entornou o suco e comeu lanche. “Depois, ele compra outro.”

Forte feito touro, tinha a sinceridade e o coração de criança.

Obrigado, Maguila, pela alegria que você nos deu – nos ringues e fora deles.

Um beijo.


6 comentários:

  1. Meu querido amigo Orlando Silveira:
    Você foi uma das alegrias que a Internet ( especialmente o FB ) me proporcionou.
    A convivência com você, mesmo sendo virtual, muito me ajuda a ir remando neste barco de mares revoltos, chamado vida.
    A sua gratidão me emociona!
    No entanto, amigo, fique certo que a alegria de tê-lo apresentado ao Ilustre Escritor Luiz Berto, foi maior ou igual a sua.
    Você, com a sua capacidade literária, com seus escritos atuais e narrados de maneira brilhante e sucinta, atende os padrões desta pressa desordenada que hoje comanda esta vida chamada de moderna.
    Percebi, nas entrelinhas, o drama que você está atravessando.
    Mas, tanto nas nossas próprias vidas, bem como, na daquelas pessoas que amamos, somos dependentes de sofrimentos que fogem a nossa capacidade de controlá-los.
    Maguila, é um exemplo de luta e perseverança, e mesmo sofrendo com a tristeza dele e daqueles que o cercam, nos serve como um consolo e uma determinação de continuarmos nos manteremos sadios e com força para procurarmos sempre, na medida do possível, minimizarmos as dores dos entes que nos são caros e que foram importantes em nossa formação.
    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge, por tudo, a começar por essa mensagem. Um beijo no seu coração também. Até sempre, amigo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Putz Landão muito legal essa matéria,parabéns.

    Sergio Taiar

    ResponderExcluir