quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MAFALDA QUE SE CUIDE

-- Ué, você já leu os jornais? – quis saber Mafalda, espantada com a rapidez com que o velho marinheiro traçara o noticiário do dia, justo ele que costumava perder praticamente a manhã toda lendo e relendo as folhas, recortando e arquivando páginas, fazendo anotações. Uma prática de décadas. Para quê? Ninguém sabe.

-- Os jornais, não: o jornal! Venceu a assinatura dos outros dois. Não renovei. Quando vencer a assinatura do que restou, farei o mesmo. Estou farto de tanta bandalheira – resmungou nosso Lobo do Mar, visivelmente irritado. Os passarinhos morreram, restou apenas o coleirinha. Para forrar sua gaiola, a gazeta do bairro me basta. 

-- Perdeu o interesse pela leitura, meu velho?

-- Pela leitura, não. Perdi o interesse pelo Brasil, este país de frouxos e desavergonhados. O que se lê é só notícia de corrupção. Os safados saem do noticiário apenas quando morrem. E olhe lá! Porque, em geral, deixam herdeiros, que continuam roubando em seu nome. Poucos vão para a cadeia. E os que vão são os miúdos, os bagrinhos. Aqui, a lei tarda e falha, pior que trem de subúrbio. É um desconchavo. Só volto a ler jornais quando os políticos voltarem a fazer Política com “P” maiúsculo.

-- Meu Lobo: não se iluda. Essa gente não se emenda. O que você vai fazer com o tempo livre?

-- Coisas mais úteis, Mafalda?

-- O que, por exemplo?

-- Vou passar o dia tomando umas lapadas, jogando conversa fora. E bolinando minha delícia – concluiu o Velho Marinheiro, dengoso que só. (agosto/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário