terça-feira, 22 de outubro de 2013

MAFALDA, A ENCRENQUEIRA


Irene, a neta predileta, aproveitou que estava a sós em casa com o Velho Marinheiro, nosso Lobo do Mar, e resolveu puxar dois dedos de prosa. Apesar das confusões recentes, ele parecia estar tranquilo. O dedão do pé estava em paz; o bicho de pé imaginário, também. Bom sinal.

-- Vovô: não vou mentir. Sempre achei que o senhor era o encrenqueiro da família. Não que não seja. Às vezes, me perguntava de onde minha avó tirava tanta paciência. Hoje, vejo que vovó também não é flor que se cheire. Anda insuportável. A gente não pode dizer nada que ela implica, diz que a gente não fala: berra. Parece que está com os nervos à flor da pele.

Nosso Lobo do Mar fitou o infinito, como se procurasse um porto seguro, uma ilha repleta de Iracema peladas. Esboçou um sorriso de sabedoria. E foi direto ao assunto:

-- A culpa é nossa, Irene. Nossa desgraça começou quando você e sua mãe a levaram nesse médico de ouvidos. Mafalda sempre foi meio surda, mas nunca gostou de usar aparelhos, e os que ela usou eram chinfrins. Achava besteira gastar dinheiro com isso. Há quarenta anos, eu grito, para que ela me ouça. Não sei como ainda não perdi a voz. Agora, tudo mudou. Dia desses, ela me disse que eu pigarreava alto demais. Mas a última pigarreada que dei foi na esquina de baixo, quando voltava da padaria. Esse amplificador é muito forte.

-- E o que nós vamos fazer agora? – quis saber a neta.

-- Não dá para diminuir o som desse treco?

-- Já está no mínimo, vovô.

-- O quê? Ainda dá pra aumentar o volume? Que Deus nos livre e guarde!

E o Velho Marinheiro voltou a buscar com os olhos miúdos o infinito. Coçou o dedão por alguns minutos e disparou:

-- É mais fácil Mafalda voltar ao seu estado natural, de ouvidos curtos, do que eu reaprender a falar baixo. Vou dar um sumiço na engenhoca. Ela perde tudo mesmo, vai achar que esqueceu em algum lugar. Depois, você vai e compra outro, mas igual ao antigo, de pouca potência.

-- Será que dá certo?

-- Vamos tentar. Faço tudo em nome da paz doméstica. E de meu amor por Mafalda. (setembro/2013)




Nenhum comentário:

Postar um comentário