sexta-feira, 19 de abril de 2019

DA ARTE DE ESCREVER (2/2)

Não gosto de escrever. Gosto de ter escrito. Armando Nogueira


O estilo deve ter três virtudes: clareza, clareza, clareza. Montaigne

Escrever é como fazer amor. Não te preocupes com o orgasmo, preocupa-te com o processo. Isabel Allende

Palavras. Palavras. Eu jogo com as palavras, com a esperança de que alguma combinação, mesmo que seja uma combinação por acaso, diga aquilo que eu quero dizer. Doris Lessing

Escreve para ti mesmo, recolhido, assombrado. Jack Kerouac

Escrevo pelo prazer de contradizer e pela felicidade de estar sozinho contra todos. Milan Kundera

Se tens algo a dizer ou uma mensagem a comunicar, escreve uma carta. Um romance é para contar uma história. Jorge L. Borges

Escrever foi a tábua à qual me agarrei para não ser considerado um idiota. Carlos Heitor Cony

Os escritores brasileiros, e falo dos ficcionistas de agora e do passado, podem no meu entender ser divididos em duas categorias: os que têm uma 'maneira' de escrever, e são poucos, e os que têm 'jeito', que são alguns mais numerosos. O resto é porcaria. Graciliano Ramos

Quando se diz que um escritor está na moda, isso quer dizer que ele é admirado por menores de trinta anos. George Orwel

Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada. Clarice Lispector

Nunca releio o que escrevo. Prefiro viver em função do futuro. Jorge L. Borges

Provavelmente não sou um romancista; provavelmente eu sou um ensaísta que precisa de escrever romances porque não sabe escrever ensaios. José Saramago

Eu não tenho um método. Tudo o que eu faço é ler muito, pensar muito, e reescrever constantemente. Não é algo científico. Gabriel Garcia Marques

“Aqui no Brasil os nossos críticos vivem a dizer que ‘fulano tem estilo’, ‘o estilo de sicrano’. Bobagem. Estilo quem tem é Stendhal, são os russos do século passado, é Dickens. Quem tem estilo aqui no Brasil? Machado, talvez Graciliano Ramos

Escrevemos porque ninguém nos ouve. George Perros

 LEIA TAMBÉM DA ARTE DE ESCREVER (1)
http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2016/08/da-arte-de-escrever-12.html#comment-form




Nenhum comentário:

Postar um comentário