quinta-feira, 11 de abril de 2019

CHÁ DAS CINCO: LEMINSKI (HAICAIS)

Imagem relacionada




tudo dito,
nada feito,

fito e deito


***
viver é super difícil
o mais fundo
está sempre na superfície

***
acordei e me olhei no espelho
ainda a tempo de ver
meu sonho virar pesadelo

***


Resultado de imagem para imagens pés de ameixa carregados


ameixas
ame-as
ou deixe-as

***
tudo dito,
nada feito,

fito e deito


***
viver é super difícil
o mais fundo
está sempre na superfície

***
acordei e me olhei no espelho
ainda a tempo de ver
meu sonho virar pesadelo

***
amar é um elo
entre o azul
e o amarelo

***
a estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão

***
nuvens brancas
passam
em brancas nuvens

***
A vocês, eu deixo o sono.
O sonho, não!
Este eu mesmo carrego!

***
Abrindo um antigo caderno
foi que eu descobri:
Antigamente eu era eterno.

***
Salve-se quem quiser, 
perca-se quem puder!

***
vazio agudo
ando meio
cheio de tudo



literatortura.com



Paulo Leminski Filho (Curitiba PR 1944 - idem 1989). Poeta, romancista e tradutor. Aos 12 anos, ingressa no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, e adquire conhecimentos de latim, teologia, filosofia e literatura clássica. Em 1963, abandona a vocação religiosa. Viaja a Belo Horizonte para participar da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda e conhece Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, criadores do movimento Poesia Concreta.

No ano seguinte, publica seus primeiros poemas na revista Invenção, editada pelos concretistas, e torna-se professor de história e redação em cursos pré-vestibulares, experiência que motiva a criação de seu primeiro romance, Catatau (1976). Leminski também atua como diretor de criação e redator em agências de publicidade, o que contribui para sua atividade poética, sobretudo no aspecto da comunicação visual. Fascinado pela cultura japonesa e pelo zen-budismo, Leminski pratica judô, escreve haicais e uma biografia de Matsuo Bashô. O interesse pelos mitos gregos, por sua vez, inspira a prosa poética Metaformose. 
(Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br)

_______________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário