sábado, 21 de maio de 2016

POLÍTICA – NOTAS

A ÚLTIMA "CANETADA" DE DILMA

DILMA “RESERVA” NOMEAÇÕES
E DIFICULTA FORMAÇÃO DE GABINETE DE TEMER
Por: Vera Magalhães – RADAR ON-LINE
21/05/2016 às 6:15

Mais do que as armadilhas administrativas encontradas pelo novo governo, o que tem tirado Michel Temer do sério é Dilma Rousseff agir como presidente em exercício. Às vésperas de ser afastada, a petista usou 35 cargos de remuneração mais alta da Presidência para destinar a assessores seus. O interino ainda não conseguiu nomear boa parte do gabinete. Como o decreto que regulamenta a que Dilma tem direito é vago, Temer não sabe como reverter as indicações.

Ao menos uma, no entanto, deu errado: Giles Azevedo, um dos principais auxiliares da presidente afastada, foi indicado no ministério do gabinete, uma bizarrice criada por Dilma para acomodar Jaques Wagner e que foi extinto por Temer.

***

JANUS, MAS PODE CHAMAR DE ‘OPERAÇÃO LULA’
Por Cláudio Humberto – Diário do Poder
21/05/2016

O noticiário sobre a Operação Janus, nesta sexta (20), da Polícia Federal, fez parecer que, apesar do envolvimento do sobrinho, o ex-presidente Lula não era investigado. Porém, é mais que isso: trata-se do principal investigado. Nota do Ministério Público Federal do DF deixou claro que o objetivo da “Janus” é apurar se Lula “praticou tráfico internacional de influência em favor da construtora Odebrecht”.
  
É SÓ O COMEÇO

A primeira fase da Janus, nesta sexta, teve a ver apenas com o financiamento do BNDES para uma obra da Odebrecht em Angola.
  
VEM MAIS POR AÍ

Lula e quem o ajudou a batalhar negócios para a Odebrecht no exterior podem esperar novas fases da Janus. Experimentarão fortes emoções.


NA OPERAÇÃO JANUS, PF INVESTIGA ‘CRIME PERFEITO’

A Operação Janus investiga o que o submundo da corrupção em Brasília chamava de “crime perfeito”. A suspeita é que Lula fechava acordos com ditadores, a maioria africanos, para o BNDES financiar grandes obras naqueles países, mediante juros ínfimos, longo prazo de carência e contratos secretos, sob a condição de serem entregues a empreiteira brasileira. No Brasil, mandava o BNDES financiar a obra.

***

  

JANOT PEDIRÁ PRISÃO DE CUNHA
SE ELE VOLTAR A FREQUENTAR A
Por: Severino Motta – RADAR ON-LINE
21/05/2016 às 8:24

Na Procuradoria Geral da República ninguém entendeu as declarações de Eduardo Cunha dizendo que na próxima semana voltaria a frequentar a Câmara. Procuradores acreditam que ele pode estar querendo se martirizar ou desafiar o Supremo Tribunal Federal. Isso porque, se voltar ao Legislativo, estará descumprindo a decisão do STF e Rodrigo Janot irá pedir sua prisão.

***




UMA HISTÓRIA VELHA
Por Carlos Chagas – Diário do Poder

A historinha é velha, mas oportuna. Nos finalmente da II Guerra Mundial, o comandante-em-chefe das forças inglesas, general Bernard Montgomery, foi a Londres. Todo-poderoso vencedor do nazismo, respondeu aos jornalistas curiosos de saber a razão de seu sucesso: “é porque eu não bebo, não jogo, não fumo e não prevarico!” Monty despertou a reação de Winston Churchill, que também convocou os jornalistas, sem saber estar em poucos dias deposto das funções de primeiro-ministro. Ele também convocou os jornalistas. “Escrevam aí: eu bebo, jogo, fumo, prevarico e sou o chefe dele...” Quebrou a cara...


O episódio lembra, tantos anos depois, a substituição de Dilma Rousseff por Michel Temer. Madame se jactava da conquista do segundo mandato, mas, de repente,  perdeu o poder. De nada valeram seus méritos de vitoriosa…


Nenhum comentário:

Postar um comentário