quarta-feira, 11 de maio de 2016

OUTRAS LEITURAS: LEANDRO KARNAL

INTERNET


VERBA VOLANT (*) E EU ME RETRATO

(Por Leandro Karnal) Muitas vezes, ao longo destas décadas, disse coisas grosseiras a pessoas e acabei tendo de pedir desculpas. O momento de raiva, a vaidade, o descontrole: todas as pequenas e grandes sombras do meu mundo interior podem assomar numa guerra relâmpago com minha derrotada serenidade.

Tento o conselho de Hamlet: mostre-me um homem que não é escravo das paixões e eu o seguirei. Isto também acontece com a atividade acadêmica. Falando de pé, em meio a uma plateia, por vezes, escapa algo impensado, seduzido pelo impacto orgulhoso das palavras.
Tenho tomado cada vez mais cuidado com isto. Quero melhorar muito. Tenho vários exemplos. Uma frase que me incomoda ter dito é que todo leitor da revista Veja é fascista. A frase contém, ao menos, dois erros. O primeiro: a generalização, algo perigoso e tomado pelo clichê. O segundo é um equívoco teórico: conservadorismo é distinto de fascismo. Insultar com a palavra fascismo a todo conservador é um recurso retórico, eficaz, mas duvidoso quanto à agudeza. Fui culpado de ter cedido a esta tentação. É um erro e eu peço desculpas. Provavelmente, há muitos leitores de Veja que são conservadores. Suponho que possa até existir um ou mais fascistas a ler Veja. Também suponho que possam existir comunistas a ler Carta Capital, mas nem todo leitor de Carta Capital é comunista.

Evitarei a palavra fascista a não ser no contexto específico ao qual ela se aplica. A luta para ser mais sábio continua. Recomendo sempre ao público e aos alunos que fujam de adjetivos. Preciso ouvir meu próprio conselho e evitar o farisaísmo. Quero não me reconhecer neste tipo de frase.

Voltando ao Hamlet. Pouco antes do duelo fatal, ao pedir desculpas a Laertes, ele argumenta: se a loucura de Hamlet te ofendeu, amigo, ofendeu também a mim. Sou a primeira vítima da vaidade retórica, ou seja, da suprema loucura minha e do mundo. Desculpem-me, do fundo do coração.

 

TVBRASIL.EBC.COM.BR


Leandro Karnal é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de vários livros.


(*) Verba volant, scripta manent, ou seja, as palavras voam, os escritos permanecem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário