quinta-feira, 5 de novembro de 2015

COISAS DA VIDA

MINHA IRMÃ É UM BARATO!

(POR VIOLANTE PIMENTEL) Atendendo ao apelo das duas filhas, Ana Maria, por prevenção, foi fazer um "check-up" médico, tendo em vista estar na terceira idade, e dispor de um bom plano de saúde. Feitos os exames necessários, nada de grave foi detectado. Mesmo assim, o médico lhe passou várias recomendações, de caráter preventivo: 

1- O médico disse para ela que iria lhe receitar um medicamento, para evitar que futuramente ficasse diabética, e ela respondeu:

- Mas doutor, futuramente eu não sei nem se estou viva!!! Nem passe, que eu não tomo!!! Só se eu estivesse mesmo diabética!

2 – O médico lhe recomendou tomar adoçante e evitar o açúcar. Ela respondeu:

- Doutor, um médico antigo, conhecido meu, dizia que o açúcar era o tônico do cérebro e dos ossos. Ninguém pode viver sem açúcar de verdade!!! Eu não vou deixar de tomar açúcar nunca! A não ser que eu adoeça mesmo!

3 - O médico lhe recomendou diminuir o sal, para evitar hipertensão. Ela protestou:

-- O sal é que dá disposição para a pessoa trabalhar. O sal que eu uso não me prejudica em nada! Tenho disposição para tudo! Acordo cedo, faço tudo na cozinha, e cuido da minha casa.

4 -  O médico lhe recomendou só tomar leite desnatado e evitar gordura animal. Mas ela contestou:

- Doutor, o leite diretamente do curral é o único que fortifica. Esse de caixa contém formol, soda cáustica e outras porcarias. Só serve para provocar gases. Leite em pó também não serve para nada. É fraco demais e o desnatado ainda é pior. O leite vindo diretamente do curral evita anemia e deixa a pessoa forte e corada. É o que dá sustança.

5 - O médico aconselhou minha irmã a evitar carne vermelha e procurar comer mais frango e peixe. Ela respondeu:

- Doutor, peixe é muito fraco. Dá logo fome. Frango, eu tenho horror!Os frangos agora são cheios de hormônios e provocam câncer de mama e displasia mamária.

6 - O médico quis lhe receitar uma medicação para evitar hipertensão, e ela respondeu:

-Doutor, aquele médico antigo, meu conchecido, disse que remédio para pressão provoca diabetes. Por isso, eu não vou tomar. A não ser que eu estivesse mesmo hipertensa!

7 - O médico lhe recomendou que evitasse ovos e gordura animal, manteiga, sal em excesso, queijo de manteiga, de coalho, cuscuz e tapioca com coco, frituras, doces, pudins, pães, bolos e massas em geral. Antes que o médico terminasse a relação do que ela não deveria comer,  Ana Maria impacientou-se e interrompeu a fala do médico, dizendo:

- Doutor, eu não estou nem louca de fazer um regime desse, sem estar sentindo nada!!!

E continua comendo de tudo: Coalhada feita com dois litros de leite, vindo diretamente do curral; ovos caipira, fritos na manteiga comum ou do Sertão (de garrafa); carne de gado, verde ou salgada (de sol); feijão com charque; sopa de feijão ou carne, com macarrão comum em pedaços; cuscuz, tapioca com coco natural, inhame, batata doce e macaxeira.

O melhor de tudo isso é que ela, entre os cinco irmãos, é quem tem mais saúde.

Já estou achando que ela é quem está certa. Saco vazio não se põe em pé. O laboratório da saúde, antes de qualquer outra coisa, é a cozinha. Abaixo as dietas exageradas!!! Abaixo o modismo, com linhaça, chia, e outras sementes!!!

Desculpe, doutor!


Violante Pimentel é procuradora aposentada  do Estado do Rio Grande do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário