quarta-feira, 16 de abril de 2014

PROFISSÃO REPÓRTER: CASOS E PERIPÉCIAS

“NÃO É COMIGO, NÃO, MACEDO!”





(POR JOAQUIM MACEDO JÚNIOR) Além de repórter, trabalhei por algum tempo como redator do Setor de Informativos do governador do Estado de São Paulo. Momentos de muito aprendizado com variadas gerações de jornalistas e a chefia geral de José Salles – uma das cabeças mais privilegiadas que eu conheço, pessoa de irretorquível comportamento e lealdade.

Nosso dia-a-dia era oferecer ao governador (trabalhei nos governos Covas, Alckmin, Claudio Lembro, José Serra e Alberto Goldman) dados minuciosos como plataforma de conhecimento prévio sobre assuntos que iam desde a inauguração de escola, descerramento de placa nominando rodovia, até as novas instalações da Embraer ou a visita do governador aos Países Bascos. Eram informações que buscávamos em todas as fontes, inclusive no Google, quando este apareceu.

Certa vez, liguei para a Secretaria da Saúde para obter dados objetivos e informações complementares que pudessem subsidiar ao máximo o governador, na ocasião de um evento – a inauguração de uma ala de hospital.

A assessora da Secretaria da Saúde era muito bacana, gente fina mesmo. No entanto, ainda muito insegura e trabalhando no fio da navalha, num final de tarde, numa sexta-feira, momento em que geralmente todo mundo já está com um pé no sábado, mas com a obrigação de concluir a semana.

Eu, que precisava de detalhes minuciosos sobre o que governador iria inaugurar, fui enfático: “Afinal, esse setor que vai ser inaugurado é contíguo ou não ao prédio do hospital que já existe, é contíguo ou não?”. Minha nervosa e quase sem forças colega, dando como encerrado o assunto, disse: “Não, Macedo, não é comigo, não”.






Um comentário: