segunda-feira, 17 de setembro de 2018

É PIQUE, É PIQUE, É...

Resultado de imagem para imagens festa de aniversário de crianças
ARQUIVO GOOGLE

O Velho Marinheiro estava visivelmente irritado. Desde que chegou ao bar do Carneiro, quase uma hora atrás, não trocou palavra com ninguém. Sentado à mesma mesa, Ananias permaneceu o tempo todo em silêncio absoluto. Sabia que seu amigo estava louco para desabafar, mas não seria ele quem puxaria prosa.

-- Está calado por que Ananias?

-- Acho que o senhor não está a fim de conversar. Respeito seu desejo de ficar quieto.

-- Ananias, a verdade é que família, às vezes, torra a paciência. Desde sábado, Mafalda e Irene não falam comigo. Estão com um bico desse tamanho. Mas a culpa, no fundo, é minha. Não devia ter cedido. Quem mandou querer agradar a neta?

-- Posso saber o que houve?

-- Irene me pediu para emprestar o salão de festas de minha casa para que uma amiga sua fizesse ali uma festinha de aniversário para a filha, criança de cinco anos. Não viriam mais de cinquenta pessoas. Apareceram mais de cem. Gente medonha.

-- O pessoal abusa. Diz uma coisa e faz outra. Sei como é, entendo o senhor.

-- O problema maior nem foi o número de convidados. Ia tudo mais ou menos bem, noves fora o fato de ter pegado duas velhas gaiatas usando o banheiro da suíte e um bêbado tirando pestana no meu sofá.  . Que ousadia! Agora, na hora de cantar parabéns a você, o caldo entornou.

-- O que aconteceu?

-- O pai da criança, completamente bêbado, na hora de cantar parabéns, começou a gritar: “É pica”, “É pau”, “É rola”. A turba pegou fogo.

-- E o que o senhor fez?

-- O que tinha que ser feito. Peguei o safado pela orelha e o coloquei para fora de casa. Voltei para o salão e anunciei uma única vez: “A festa acabou. A saída é por ali. Tenham todos vocês uma péssima noite!” Foi isso, apenas isso. Mafalda, minha mulher, ainda teve a ousadia de me dizer que implico com qualquer coisa, que sou exagerado...

-- Será que o senhor ouviu bem?

-- Ananias, Mafalda é completamente surda e perdeu na semana passada o aparelho. Meu caro: não sou puritano, também falo palavrões, mas nunca na frente de mulheres e crianças, menos ainda aos berros e na casa dos outros. Que Mafalda e Irene fiquem de bico! Só tenho uma certeza: nunca mais vão me pedir para emprestar o salão para ninguém. Vamos tomar uma cerveja. Bando de safados. Antes que me esqueça: lá em casa só tem uma surda: Mafalda. (OS - Atualizado em setembro de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário