quarta-feira, 6 de novembro de 2019

DE CARTOLA E PINCENÊ


 -- Gostei de ver meu amigo Velho Marinheiro ontem à noite, na fila de autógrafos, todo nos trinques, arrumado, cheirando perfume bom. Até Deolinda comentou.

-- O que ela lhe disse, Ananias?

-- Que o senhor estava um “gato”.

-- Não me venha com zombaria, seu vagabundo.

-- Verdade, Velho Marinheiro, juro. “Gato”. Palavra dela.

-- Não me importa. Deolinda é minha amiga, tem idade para ser minha filha. Vamos voltar ao livro.

-- Tudo bem. O senhor é quem manda.

-- Ananias: tenho gênio difícil, mas não sou homem de fazer desfeita para seu ninguém, nunca fui. Não suporto uma coisa dessas. Não poderia deixar de ir ao lançamento do livro. Muito embora você saiba o que eu penso de Romualdo Bastos: é uma besta de discurso oco e empolado. Nem poderia ser diferente. O homem não faz outra coisa, além palavras cruzadas.

-- Mas o senhor gostou do romance?

-- Não.

-- Mas já leu o livro inteiro?

-- Não li nem vou ler. Livro é como mulher. De cara, a gente percebe se vale a pena. Aliás, se você quiser, eu lhe dou o meu exemplar. 

-- Não precisa. Eu também comprei um.

-- Qual o problema? Você dá de presente para um desafeto. Não é possível que você não tenha nenhum desafeto. Além do mais, até onde sei, sua sogra está viva e com saúde.

-- Está bom. Vou pensar. Mas por que não gostou do romance?

-- Porque o livro é a cara do autor. Ele deve ter escrito aquela porcaria caçando palavras difíceis no dicionário, para impressionar os incautos. É uma escrita de cartola e pincenê, se me entende. O que poderia ser dito num único parágrafo consome páginas e mais páginas. Romualdo também abusa dos gerúndios. E o pior de tudo: escreve como se estivesse cumprindo uma missão impossível – salvar o mundo. A função do romance é outra. Se gostasse de conselheiros, vivia de mãos dadas com o padre Chico. Deixa pra lá. Mas, afinal, você quer ou não quer o livro?

-- Aceito.

-- Sua sogra vai gostar. Amanhã lhe trago o danado. Vamos esquecer o livro e o autor. Por mera curiosidade, Ananias, o que Deolinda lhe disse mesmo a meu respeito? (OS - atualizado em novembro de 2019)



Nenhum comentário:

Postar um comentário