domingo, 31 de janeiro de 2016

DAQUI NÃO SAIO...


-- Então, mestre dos mares, o que o senhor achou de meu amigo, o doutor Joaquim Barbosa de Oliveira Pinto e Silva? – quis saber do Velho Marinheiro o maior, talvez único, cruzadista profissional da Vila Invernada: Romualdo Bastos.

-- Uma besta, seu Romualdo, uma besta.

-- Uma besta?! Não posso acreditar numa coisa dessas, não posso mesmo. Velho Marinheiro, o doutor Joaquim Barbosa de Oliveira Pinto e Silva é um homem de extensa e consolidada cultura, um homem que...

-- Não estou dizendo o contrário. Não estou pondo em xeque a cultura de seu amigo. Deu para perceber que ele é um sujeito letrado, bem preparado etc. O que não o impede de ser uma besta.

-- Velho Marinheiro: estou atordoado, não consigo entendê-lo.

-- Romualdo: seu amigo fez questão de deixar claro – por reiteradas vezes e com a empáfia dos metidos a sabichão – que ele jamais muda de opinião. E se gaba disso.

-- Ora, o doutor Joaquim Barbosa de Oliveira Pinto e Silva é um homem de posições firmes, de convicções arraigadas. Jamais será uma Maria vai com as outras.

-- Sim. Que beleza. Só que, por achar que sabe tudo, ele fechou a porta para a curiosidade, ele se recusa a aprender novos conceitos, acredita que o mundo vai deixar de evoluir só porque ele não muda de opinião. Um sujeito assim o que é? Uma besta, uma besta arrogante. Entendeu agora?

-- Velho Marinheiro: estou aturdido com suas palavras, não sei o que lhe dizer.

-- Então, não me diga nada, tome um trago e relaxe. (OS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário