quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FERREIRA GULLAR: ETERNO VIRA IMORTAL. SERÁ ARTE?

WWW.ONORDESTE.COM


TRADUZIR-SE

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?
Ferreira Gullar



Por 36 votos a favor e um nulo, o escritor Ferreira Gullar foi eleito na tarde desta quinta-feira (9) o novo imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras). Poeta, crítico de artes e dramaturgo de 84 anos, Gullar é o novo titular da cadeira 37, ocupada anteriormente por Ivan Junqueira, que morreu no dia 3 de julho.

Gullar, agraciado com o prêmio Camões da Literatura de Língua Portuguesa em 2010, ocupará a vaga que já foi de ilustres pensadores da história brasileira: o pernambucano filólogo e poeta José Júlio da Silva Ramos, que fez parte do grupo que fundou a ABL e escolheu como patrono de sua cadeira o poeta português Tomás Antônio Gonzaga; além de Alcântara Machado, Getúlio Vargas, Assis Chateaubriand e João Cabral de Melo Neto. (Fonte: UOL)


E FAGNER CANTA GULLAR









Nenhum comentário:

Postar um comentário