sexta-feira, 2 de maio de 2014

BRUNO NEGROMONTE

Se Caymmi não existisse?
Ainda externando a minha profunda admiração pelo irrepreensível mestre Dorival Caymmi, hoje apresento algo diferente do habitual. Trago aos amigos leitores uma letra que escrevi após a publicação do artigo publicado ao longo da última semana. Me veio o questionamento: E se Caymmi não existisse?. Essa indagação me deu o respaldo necessário para eu me aventuar neste universo que alguns amigos leitores aqui presentes conhecem tão bem. Eis o resultado:
Se Caymmi não existisse?
(Bruno Negromonte)
Se Caymmi não existisse
Seria tolice pensar em canção,
No meu violão não haveria Doralice,
Nem toda meiguice,
Da bossa do João.
Sem Caymmi o mar da Bahia,
Perderia a magia e a cor do Algodão,
Pra dar bofetão o João resistiria,
Sem toda a poesia,
Que o fez valentão.
Se Caymmi não existisse,
Seria mesmice a tal da criação,
O barro na mão seria heresia,
Marina morena não existiria.
Sem Adalgisa e Dora Rainha,
Severo do pão vendendo aberém,
A glória e o dinheiro não estariam aquém,
De uma felicidade que se fez mesquinha.
Se Caymmi não existisse
Talvez eu aderisse à mitologia
Netuno seria o Rei desse mar
Levando a cantiga para desaguar
Pra um mar tão distante que não o da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário