quarta-feira, 20 de março de 2019

O TROCO DE JÂNIO



(POR AUGUSTO MARZAGÃO) Dois meses antes de terminar o seu segundo mandato de prefeito de São Paulo, Jânio Quadros pediu ao jovem advogado Marcelo Martins de Oliveira para que me acompanhasse até o seu gabinete no Parque do Ibirapuera. Lá chegando, encontramos Jânio repreendendo alguns funcionários da prefeitura: "Vocês negligenciaram neste assunto. Não posso aceitar a decisão do juiz! Dou-lhes uma semana para resolverem essa pendência".

Marcelo quis saber por que o prefeito estava tão aborrecido. "Vejam vocês", explicou ele, "recebi há dias um telefonema do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, pedindo para retirar os camelôs que lotavam as escadarias daquela Corte. Limpei-as. Agora me aparece uma tal associação de vendedores ambulantes brandindo uma liminar concedida pelo mesmo juiz em mandado de segurança, que permite aos camelôs retornarem ao lugar antigo, as escadarias do Tribunal. Faz sentido isso?".

Durante almoço dias depois, eu e o advogado Marcelo surpreendemos o prefeito radiante de felicidade. Jânio explica o seu novo estado de espírito: "Lembram-se daquele juiz que me aborreceu? Eu tinha descoberto onde ele mora e ao receber um pleito do sindicato dos peixeiros para que designasse um ponto de venda a céu aberto na cidade, imaginem só qual foi a minha escolha: a frente da casa do magistrado. A ele só restou levantar a bandeira branca". (Folha de S. Paulo – 25/10/2002)

Augusto Marzagão, jornalista, autor do livro "Memorial do Presente", ex-secretário particular de Jânio Quadros e José Sarney e ex-secretário de Comunicação Institucional de Itamar Franco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário