segunda-feira, 20 de abril de 2015

GLÓRIA BRAGA HORTA

reservanatural.,com.br


BREVE E SUAVE ALIENAÇÃO

Quando sozinha me vejo, em noites frias e serenas, aproveito a ocasião
e, em completa indolência, tendo o controle remoto todinho pra mim, só
pra mim... ah, quão sorridente e feliz me vejo assim, sem política, sem filmes de violência, sem noticiários desagradáveis que passam na
maioria dos canais de televisão.

Seguro o afrodescendente aparelhinho - que agora é só meu,
completamente meu, a meu exclusivo comando - me estiro no macio sofá
do meu aconchegante cantinho e saio à procura de alguma bela canção no
canal de rádios da televisão. É difícil, mas a noite é só minha e
dele, o afro, e vou clicando devagarinho, e sem nenhuma pressa, acabo
encontrando boas canções. Quando a música seguinte não combina com
meu radiante coração, aperto os botões do meu morenão - que nessa
noite pertence a mim, exclusivamente a mim - e passo para outra
estação. (Prefiro rádio a vídeos ou cds, porque as músicas vêm de
surpresa e com mais variação.)

Algumas pessoas que conheço, se souberem disso, com certeza iriam
pensar: "Essa aí não quer mais nada na vida do que ficar estirada no
macio sofá do seu aconchegante cantinho ouvindo música, em plena
alienação, em vez de assistir aos noticiários na televisão, que
mostram a realidade fria e crua do mundo e de nossa nação. Aí, eu
diria a todos que pensam assim (felizmente, são poucos esses invejosos
irritadiços): Sim, vocês têm razão, podem fazer zombarias. Nem me
lixo!

Glória Braga Horta nasceu em Mutum-MG. 
É jornalista, poeta e cronista.
Dedica-se também à música popular (canto e teclado)
e às artes plásticas

E assim caminha a humanidade. Quando eu não estiver a fim de ver
black blocs em suas violentas manifestações ou de ouvir notícias de
homicídios, de pais matando filhos, de filhos matando pais,
roubalheiras, estupros, ouvindo mentiras em vez de verdades e outras
putas merdas mais, vou ficar bem estirada, confortavelmente e sempre
que me der vontade, no macio sofá do meu aconchegante cantinho,
acompanhada de mim mesma e do meu, nessas raras noites, inseparável
companheiro black controlzinho, ouvindo música em plena alienação... com
uma taça diáfana de vinho rubro na mão, belas flores na janela, uma
suave penumbra e um Céu de ilusão...,




Um comentário:

  1. Excelente crônica da poetisa, escritora, musicista e pintora Glória Braga Horta! Uma lição amena de como se pode fugir da violência mostrada pela televisão. Uma verdadeira higiene mental, regada a vinho e embalada por uma boa música. “Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão. ” (Artur da Távola)

    ResponderExcluir