sábado, 7 de janeiro de 2017

QUASE HISTÓRIAS

Resultado de imagem para imagens palhaços gustavo rosa
PINTURA: GUSTAVO ROSA

CARA DE PALHAÇO, PINTA DE PALHAÇO...

Os que me conhecem pessoalmente sabem que as duas características acima citadas – cara e pinta – eu tenho. Os que me conhecem apenas de ouvir falar desconfiam que eu as tenha, desconfiança também crescente entre os que, por generosidade, seguem meus escritos incertos. 

Até onde a memória alcança não é de hoje que tenho cara e pinta de palhaço.  O que desde sempre serviu para fincar nesse coração vadio uma dúvida: “Serei um palhaço”? Foi uma tia quem plantou em mim – sem saber, claro – a semente da desconfiança. Ela ria de tudo que eu falava, fazia ou ameaçava fazer. Dizia a todos que eu era um, por assim dizer, garoto divertido, brincalhão, verdadeiro palhaço. Eu não via na sua falação (seria elogio?) maldade alguma. Ao contrário. Cheguei mesmo a pensar em abraçar a carreira. Desisti, por razões que, agora, não vêm ao caso. Só lhes dou uma dica: quem nos garante que o leão é, de fato, manso?

Adiante.

Nos últimos tempos, tenho recebido de diversos amigos comentários exaltando meu suposto bom humor. Falam isso, dizem aquilo e arrematam sem volteios: “Você é um palhaço”. Não me ofendo, não. Muito pelo contrário. Sou lhes grato. Só tamanha generosidade os leva a ver graça nas desgraças sem graça que conto e escrevo. Tais afirmações (seriam elogios?) colocam novas pulgas atrás de minhas orelhas. E a pergunta que não se cala volta à tona, revigorada: “Serei eu um palhaço?”

Hoje, bem mais que ontem, entendo o dilema de Hamlet.

Agora, há os que, em não sendo tão amigos assim, insinuam que não sou palhaço profissional coisa nenhuma (também nunca lhes disse que era), que não passo de um sujeito atoleimado, um basbaque amador. Tudo por que – dizem alguns, insinuam outros – rio de mim mesmo, das topadas e tombos que levo: “Você é tão divertido. Você é, é, é, você é um palhaço. Por que ri tanto de si próprio?” – querem saber.


Ora, a resposta é óbvia. O sujeito pode ter cara e pinta de palhaço, pode até ser palhaço. O que não significa que seja tolo. Rio de meus tropeços, de meus desacertos e medos – antes que os outros o façam de maneira estridente. Além disso, ante os obstáculos, não importa o grau, a tristeza é sempre a pior companhia. Ou não? (2013, atualizada em 2017)




PALHAÇADA (CARA DE PALHAÇO)
DE HAROLDO BARBOSSA E LUIZ REIS
NA INTERPRETAÇÃO DE MILTINHO
EDIÇÃO DE MOACIR SILVEIRA

***

LEIA TAMBÉM

Imagem relacionada
QUADRO SALVADOR DALÍ

Alceu respirou fundo, resolveu mentir (amou Matilde, sim)
 e colocar  um ponto final na história arrastada, pois de uns tempos
 pra cá só tinha cabeça, coração e membros para Verinha, 
a cunhada mais nova, dona de bunda e peitos fartos...
Por Orlando Silveira, em "Quase Histórias"


http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2017/01/quase-historias_6.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário