segunda-feira, 19 de março de 2018

A CULPA É DA VÍTIMA


Ananias estava tão injuriado que o Velho Marinheiro, ao avistá-lo, chegou a pensar que algum familiar de seu amigo tivesse abotoado o paletó. Por isso, nem esperou nosso jornalista em fim de carreira sentar-se:

-- O que houve? Diga logo.

Ananias desandou a falar:

-- Estou voltando do INSS. Mais uma vez, eles me pediram nova papelada, disseram que ainda falta isso, falta aquilo, falta sei lá mais o quê. Vou levar meses para juntar tudo. Estou farto. E o governo, como o senhor sabe, está querendo mudar novamente as regras do jogo. Vou morrer sem me aposentar. Tudo isso para depois, se conseguir a dita cuja, receber uma miséria. É uma vergonha. Mas, a culpa é minha. Sei disso. Deveria ter feito uma previdência privada. Também errei em não ter um plano de saúde particular. Ainda ontem minha mulher me cobrou isso. Se tivermos uma dor de barriga, estaremos fritos. Fui imprevidente.

O Velho Marinheiro deu um gole no aperitivo e foi direto ao ponto:

-- Você  tinha dinheiro para pagar previdência e plano de saúde particular? Esbanjou o ordenado em farra?

-- Imagine! Embora tenha sempre trabalhado muito, nunca me sobrou nada. O que ganhava era só para pagar as despesas. E olhe lá! Nosso lazer sempre foi um bate-volta na praia. Uma vez por ano, duas no máximo.

-- Então, Ananias, relaxe. Assim, fica mais fácil suportar o fardo. Como a maioria das pessoas, você fez o que era possível. Não permita que esses vagabundos que roubam o país transformem a irresponsabilidade deles em culpa sua. Não faltava mais nada, não é? (OS Atualizado em março de 2018)


LEIA TAMBÉM

O MAR ENSINA

Resultado de imagem para IMAGENS VELHO OLHANDO O MAR

- Boas amizades são urdidas na quietude, Ananias. Ser amigo não é bisbilhotar a vida do outro, querer que o outro lhe conte o que ele não quer contar. Há tempo para tudo: para discutir coisas sérias, para contar piadas, para assuntar besteiras, para, eventualmente, desabafar. Mas, para que seja, de fato, bem aproveitado, o tempo não abre mão de uma dose generosa de silêncio. Aprendi isso com o mar. Por Orlando Silveira
https://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/2018/02/o-mar-ensina.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário