Leitura
1940 | Arcangelo Ianelli
carvão sobre papel
55.00 x 42.50 cm
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Leitura
1944 | Arcangelo Ianelli
óleo sobre tela
55.00 x 38.00 cm
Reprodução fotográfica Horst Merkel
Velho
1940 | Arcangelo Ianelli
carvão sobre papel
28.00 x 21.00 cm
Reprodução fotográfica:
autoria desconhecida
Olaria
1947 | Arcangelo Ianelli
óleo sobre tela
38.00 x 55.00 cm
Reprodução fotográfica Horst Merkel
Ateliê do Artista
déc. de 1950 | Arcangelo Ianelli
óleo sobre tela, c.i.d.
73.50 x 60.00 cm
Reprodução fotográfica Luiz Hossaka
Pic-nic
1950 | Arcangelo Ianelli
óleo sobre tela, c.i.d.
38.00 x 46.00 cm
Reprodução fotográfica Horst Merkel
O Menino Pintor
1952 | Arcangelo Ianelli
óleo sobre madeira
92.00 x 73.00 cm
***
Arcangelo Ianelli
(São Paulo SP 1922 - idem 2009). Pintor, escultor, ilustrador e desenhista.
Inicia-se no desenho como autodidata. Em 1940, estuda perspectiva na Associação
Paulista de Belas Artes e, em 1942, recebe orientação em pintura de Colette
Pujol (1913-1999). Dois anos depois, freqüenta o ateliê de Waldemar da Costa
(1904-1982) com Lothar Charoux (1912-1987), Hermelindo Fiaminghi (1920-2004) e
Maria Leontina (1917-1984). Durante a década de 1950 integra o Grupo Guanabara
juntamente com Manabu Mabe (1924-1997), Yoshiya Takaoka (1909-1978), Jorge Mori
(1932), Tomoo Handa (1906-1996), Tikashi Fukushima (1920-2001) e Wega Nery
(1912-2007), entre outros. A partir da década de 1940, produz cenas cotidianas,
paisagens urbanas e marinhas, que revelam grande síntese formal e uma gama
cromática em tons rebaixados. Por volta dos anos 1960, volta-se ao
abstracionismo informal e produz telas que apresentam densidade matérica e
cores escuras. No fim dos anos 1960, sua obra é ao mesmo tempo linear e
pictórica, onde se destaca o uso de grafismos. Já a partir de 1970, volta-se à
abstração geométrica e emprega principalmente retângulos e quadrados, que se
apresentam como planos superpostos e interpenetrados. Atua ainda como escultor,
desde a metade da década de 1970, quando realiza obras em mármore e em madeira,
nas quais retoma questões constantes na obra pictórica. Em 2002, comemora os
seus 80 anos com retrospectiva montada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo
(Pesp).
FONTE: ENCICLOPÉDIA ITAÚ
CULTURAL
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