quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CLÓVIS CAMPÊLO















A PRAIA DE CALHETAS

A praia de calhetas fica na cidade do Cabo do Santo Agostinho, na região metropolitana, ao sul do Recife. Está situada numa posição privilegiada, entre a praia de Gaibu e o Cabo do Santo Agostinho, onde, segundo a história oficiosa, em 1497, o espanhol Vicente Yañez Pizón descobriu o Brasil antes de Pedro Álvares Cabral.

Para mim, trata-se da praia mais bonita do litoral sul de Pernambuco. Apesar de estar a pouca distância do Recife (cerca de meia hora de automóvel) tem o seu acesso dificultado pelas estradas esburacadas e cheia de ladeiras. Isso faz com que se conserve menos ocupada e menos agredida.

Enquanto a propaganda oficial estadual do turismo empurra todos para Porto de Galinhas, onde existe uma estrutura própria para se arrecadar dinheiro dos incautos, Calhetas reserva-nos um mar calmo e belo.

As fotografias acima, escolhidas no Google mostram bem a beleza dessa praia. Não sei quem são os autores, mas morri de inveja pois gostaria de tê-las feito.

Além da praia de Calhetas, o Cabo do Santo Agostinho ainda nos presenteia com o vilarejo de Nazaré, no seu alto, onde tem um farol para orientar a navegação naquela área, e os destroços de um antigo forte. No outro lado do histórico cabo, as praias de Paraíso e Suape, uma antiga vila de pescadores.

O lugar é lindo e o passeio imperdível para quem vem de outros Estados ou do exterior querendo conhecer o litoral pernambucano.

Recife, janeiro 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário