
SÃO TOMÉ (1602)

O JOVEM BACO (1596-1597)

NARCISO (1596)

A ADVINHA (1594)
TOCADOR DE ALAÚDE (1595-1596)

OS TRAPACEIROS (1594)
Michelangelo
Merisi da Caravaggio nasceu em Milão, no dia 29 de setembro de 1571, e foi o
maior pintor italiano de seu tempo. Aprendeu a pintar com Simone Peterzano e,
sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. De 1592
a 1606, trabalhou em Roma, onde não tardou a destacar-se, não só pelo enfoque
original da obra pictórica, como pela sua vida irregular na qual aconteciam
brigas e episódios que revelavam seu caráter tempestuoso e sua falta de
escrúpulos.
Sobre
Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, queira pela sua vida turbulenta,
queira pelo fato da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao
Renascimento e ao Maneirismo. Sempre buscou, em primeiro lugar, a intensidade
de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam
as figuras e objetos, e através de uma presença física de um vigor
incomparável. Ao evitar qualquer vestígio de idealização e fazer do realismo
sua bandeira, Caravaggio pretendia que nenhum espectador ficasse indiferente
aos seus quadros.
![]() |
Suas
primeiras criações são fundamentalmente pinturas que combinam figuras humanas
com natureza morta. Um exemplo emblemático desta primeira etapa é O Tocador de
Alaúde, ode um jovem de beleza feminóide e sensual comparte o protagonismo com
frutas, flores e uma série de objetos relacionados à música. Nestas primeiras
obras já fica evidente o emprego estético de Caravaggio do jogo de luzes e
sombras, se bem que o claro e o escuro só serviram como algo para se criar
volumes e profundidades, sem dar à ação efeitos dramáticos, como seria habitual
nas posteriores obras do artista.
A
Ceia em Emaús, uma de suas obras primas, caracterizada por suntuosos tons de
escuro, sombras envolventes e feixes de luz clara que incidem em pontos
determinados, assinala o começo do período de maturidade do artista que se
inclina abertamente pelos temas religiosos. Algumas de suas obras são
rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não
faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom gosto aqueles quadros que o clero
não via com bons olhos.
![]() |
(1601) |
A
esta época correspondem as grandes obras do artista: os retábulos da capela
Contarelli de San Luigi dei Francesi e da capela de Ceresi de Santa Maria Del
Popolo. A Vocação de São Mateus, o Martírio de São Mateus, a Crucificação de
São Pedro e a Conversão de São Paulo. Estas são obras dominadas por uma intensa
ação dramática, muito estudada desde o ponto de vista da composição e nas quais
se obtêm esplêndidos resultados com grande economia de meios.
Em
1606, Caravaggio matou um homem e foi obrigado a fugir de Roma, onde a extremo
contragosto nunca pôde voltar. Morreu quatro anos depois em uma praia
solitária, assolado pela malária. Nesta ultima época, pintou algumas obras nas
quais seu dramatismo característico deu lugar a uma grande serenidade.
Fonte: INFOESCOLA
Texto: Thais Pacievitch
Nenhum comentário:
Postar um comentário